PROJETO GOVERNO PERTO DE VOCÊ REALIZOU MAIS DE 1000 ATENDIMENTOS A POPULAÇÃO DO BAIRRO ARAGUAIA
O projeto “Governo Perto de Você” movimentou o bairro Araguaia, durante todo o dia desta sexta-feira, 28. A prefeitura montou uma grande estrutura, na Escola Municipal José Flávio Alves de Lima, para ofertar aos moradores serviços essenciais de saúde, assistência social e cidadania. Para atender toda a demanda, a prefeitura realizou mais de 1000 atendimentos no local e fez centenas de agendamentos para os postos de saúde e secretarias.
Dentre os serviços ofertados na área da saúde estavam o de consulta médica (pediatria, cardiologia e clinico geral), nutricionista, psicólogo, além de testes rápidos pelo CTA (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) e pela Secretaria Municipal de Saúde, testes de glicemia. Houve também aferimento de pressão e vacinas.
Aline Alves, levou o filho João Emanuel, de apenas 2 anos de idade, para uma consulta com o pediatra. Segundo ela o menino sentia febre há três dias e precisava da avaliação de um profissional. “ É muito importante esse serviço para a população. As vezes fica longe para a gente ficar se deslocando para o hospital. Trazendo aqui para o nosso bairro fica mais perto. Foi muito bom, não demorou o atendimento”, disse a mãe satisfeita.
Quem também aproveitou a presença do pediatra foi a dona de casa Camila Ramos. Ela levou as filhas, Cecília, de 1 ano de idade, e a Camile, de 4, para uma consulta de rotina. “Eu não tenho como pagar e como tinha essa ação aqui resolvi trazê-las. Está muito quente e então facilita a gripe né, tinha que vir consultar por que a gente não pode se auto medicar”, afirma Camila.
Antônia da França Bezerra passou pela psicóloga, clinico geral e cardiologista. A dona de casa estava emocionada porque graças aos atendimentos vai poder cuidar melhor da saúde. “Eu fui muito bem recebida, não tenho nem palavras para me expressar. Estou muito alegre”, destacou a mulher.
A Secretaria de Assistência Social levou além do Bolsa Família, atendimentos do CRAS e CREAS. Enquanto os pais estavam ocupados no cadastro, as crianças se divertiam com pinturas, desenhos e jogos educativos, num ambiente preparado especialmente para elas. A procura foi grande também pelos serviços do Procon e do Sine.
Sirlene Almeida de Lima, está desempregada e tem uma bebê de 1 ano de idade. A dona de casa comemorou a ida do projeto ao bairro porque isso facilitou a realização do cadastro para o Bolsa família que tanto aguardava. “O CRAS fica tão longe pra gente que mora aqui no bairro Araguaia, se locomover de ônibus, demora pegar. Aí foi bom! Aqui pertinho de casa, estou aproveitando! ”, enfatizou.
O Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano (DMTU), ofereceu serviços administrativos como a emissão do Passe Livre, o cartão de estacionamento para idosos e deficientes, além de orientação e esclarecimentos a respeito de multas, explicou o diretor Jocenilson Silva.
Para a realização da primeira etapa do projeto “Governo Perto de Você” a prefeitura precisou de parcerias como a da Celpa, de voluntários, do Sindicato dos Metalúrgicos que cedeu a unidade móvel para o serviço de odontologia e do Instituto Sorriso Legal que disponibilizou a equipe, com duas odontólogas para 120 atendimentos na área.
A população contou ainda com atendimentos de embelezamento. Foram 45 cortes de cabelo, 50 atendimentos de manicure, 45 de sobrancelhas e 25 limpezas de pele. Essa foi uma das contribuições da associação do bairro. A presidente da entidade, Laurenir Vitorino, parabenizou o governo Tião e Toni dizendo que há muito tempo as pessoas aguardavam por uma ação social que atendesse as necessidades delas. “O bairro é muito grande e a gente teve de agendar atendimento, para atender a demanda, mas com esta ação estamos felizes”, ressaltou Laurenir.
O vice-prefeito Toni Cunha fez questão de acompanhar a ação de perto. Ele cumprimentou as pessoas, confirmando a linha do governo que é de aproximação com a população. “A gente tem a ideia de priorizar os bairros que não tem equipamentos públicos de saúde, que estão mais distantes. Então nós vamos procurar intensificar esse projeto com mais serviços, com a estrutura melhorada para realmente atender melhor a comunidade”, afirmou Toni.
A secretária adjunta de Assistência Social, Lanúzia Lobo, explica que este é um projeto piloto que passará por uma avaliação. “A equipe de coordenação vai avaliar, verificar o que nós precisamos melhorar, como a gente pode adequar para determinados locais, porque essa escola tem um espaço bom, mais haverá locais que talvez não tenha essa mesma estrutura e teremos de ver a logística” finaliza Lanúzia.