Semed: Projeto “Música na Escola” contribui para a formação de bandas de fanfarras
Uma iniciativa que tem empolgado os estudantes de várias unidades públicas de ensino é o Projeto “Música na Escola” promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é integrar crianças e adolescentes no mundo da teoria e da prática musical, ou seja, das claves, escalas e batidas. Trinta escolas já aderiram ao projeto e os ensaios movimentam a comunidade escolar.
Em algumas escolas, o projeto conta com parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá. De acordo com a secretária de Educação, a professora Marilza Leite, a iniciativa surgiu da necessidade das apresentações na zona rural do município, durante as comemorações da Semana da Pátria.
“A ideia é fazer com que as escolas da zona rural também tenham sua fanfarra e eu já toquei em fanfarra e sei da satisfação em participar desses projetos e a família gosta, sai para rua para assistir os ensaios e os adolescentes se envolvem neste projeto. Isso é salutar trazer para o aluno, uma vivência saudável e a gestão abraçou a causa e estamos em processo de aquisição de mais instrumentos”, informou.
O professor de música, Walkimar Guedes, coordena e orienta a formação das fanfarras nas escolas. Segundo ele, o projeto está crescendo rapidamente e novos instrumentos devem ser adquiridos.
“Esse projeto foi pensado e idealizado na Semed e fui convidado para iniciar esse projeto nas escolas. A música está no currículo e algumas escolas já tinham instrumentos e estava parado por falta de profissionais. Hoje estamos tirando esses instrumentos para organizar os meninos. Hoje temos 30 escolas, sendo 20 no núcleo urbano e 10 na zona rural e esse projeto começou esse ano, então temos muito ainda para desenvolver essa ideia”, explana.
Na segunda-feira (19), os alunos da Escola Tancredo Neves, na Folha 23, Nova Marabá, ensaiaram e mostraram grandes avanços.
O aluno Johnny Emanoel Oliveira da Silva, do 9º ano, revela que toca desde criança e veio para auxiliar o trabalho do professor maestro. “Aqui eu me realizo e eu entrei e fui ajudando os meninos, pois já participei de outras fanfarras. Eles estão correspondendo bem e música para mim é tudo, pois toco também saxofone”, disse.
A educadora Elisabete Mota, gestora da escola, revela que essa iniciativa era um desejo antigo. “Esse projeto já era um sonho nosso, pois em anos anteriores já havíamos tentado e hoje com a colaboração da Semed estamos desenvolvendo, pois a musicalidade também faz parte da formação integral do aluno, pois quando ele tem acesso a ritmos e instrumentos isso também é educação”, enfatiza.
Juliana Nascimento de Almeida, de 13 anos, estudante do 8º ano, afirma que sempre achou interessante tocar um instrumento e já se apresentou para fazer parte da fanfarra da escola. “Eu sempre achei legal e depois que eu ouvir os amigos tocando aqui na quadra, eu também quis participar e é sempre bom tocar um instrumento”, declara.
Além desse projeto, outra iniciativa que colabora com ensino de música entre os alunos é o “Música em todo canto”, promovido pela Fundação Casa da Cultura (FCCM), em várias escolas e instituições.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom e divulgação