PROPAZ E PREFEITURA ATENDEM 4 MIL PESSOAS NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DA AÇÃO
Marabá ficou movimentada neste fim de semana, 05 e 06/08, por ações sociais. No sábado, o prefeito Tião Miranda e o vice Toni Cunha, visitaram a Escola Municipal Irmã Theodora, no bairro da Liberdade, onde havia sido montada uma grande estrutura para a oferta de uma diversidade de serviços de saúde e cidadania gratuitos a população. Mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas.
A ação faz parte da Caravana Pro Paz que durante 05 dias, (05 a 09/08) estará instalada em Marabá. De acordo com o coordenador do Pro Paz Cidadania em Marabá, a parceria da prefeitura está sendo essencial para a realização do evento.
Nos dois primeiros dias da ação, o Pro Paz Cidadania ofereceu quase 2 mil atendimentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade de Nome Social, Identidade Jovem (ID Jovem), 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento e Atendimento Jurídico.
A prefeitura por sua vez, apoia com toda a logística e estrutura necessária para a efetivação da ação social e ainda disponibiliza serviços de saúde, como consultas médicas com clínico geral, pediatra, cardiologista e nutricionista, aferição de pressão, atendimento de enfermagem, vacinas e testes rápidos (Glicemia, Hepatite B e C, Sífilis e HIV). Além de atendimento para o Bolsa Família, emissão da Carteira do Idoso e recreação para as crianças. Ao todo, a prefeitura realizou mais de 1 mil atendimentos, só no bairro Liberdade.
“É muito importante essa parceria entre o município e o estado porque possibilita o atendimento de milhares de pessoas. Foi bem dividido, Marabá é muito grande, nós sabemos que a logística é difícil, são quatro cidades em uma, então a gente tem que dividir pra ver se atende o máximo possível a demanda dessa população. A gente ver que as pessoas tem necessidade desses serviços”, ressalta o prefeito Tião Miranda.
Dona Rosidalva da Silva aproveitou o Pro Paz Cidadania para registrar a filha, Ana Cristina, de 19 dias de nascida. “Eu ainda não tinha tido tempo, mas eu vi a noticia disso aqui e viemos para ver se conseguíamos”, disse a mulher.
Seu Francisco Ribeiro, de 67 anos, estava feliz da vida por receber a nova Carteira de Identidade. O RG antigo estava com a fotografia estragada e a segunda via era inevitável. “A foto tava muito escura e eu já fui barrado várias vezes, então, resolvi trocar a foto. Fui muito bem atendido quero parabenizar a equipe pelo ótimo trabalho e a organização que tem”, enfatizou o aposentado.
Maria do Livramento, além de conseguir um RG novo, também aproveitou para cuidar da saúde. Ela consultou com o clinico geral e o cardiologista. “Queria que o médico olhasse a mamografia que fiz e sobre as palpitações no coração consultei com o cardiologista”, destacou a dona de casa.
A Caravana Pro Paz também ofereceu aos estudantes da rede estadual, um aulão preparatório para o ENEM. As aulas preparadas por professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aconteceram no sábado e no domingo, 05 e 06/08, no auditório da Faculdade Metropolitana. Cerca de cerca de 600 alunos, participaram do evento. O conteúdo ministrado foram de Física, História, Biologia, Geografia, Química, Filosofia, Língua Portuguesa, e Literatura.
No domingo, o prefeito Tião Miranda marcou presença no aulão acompanhado da coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene. A coordenadora interagiu por alguns minutos com os estudantes e na sequência, visitou as obras do Centro de Convenções que tem previsão de inaugurar em outubro deste ano. Em seguida, Izabela se dirigiu a Escola Irmã Theodora para acompanhar o segundo dia do Pro Paz Cidadania.
Nesta segunda-feira, 07/08, o atendimento está sendo no bairro São Félix, no SEST/SENAT. Nos dias 08 e 09/08, será a vez dos moradores da Nova Marabá, no ginásio Renato Veloso, na folha 16.
Ainda falando em cidadania, no sábado, Tião Miranda e Toni Cunha visitaram, também a Escola Municipal Josineide da Silva Tavares. Lá o projeto era do Ministério Público e recebeu todo o apoio da Secretara Municipal de Educação (SEMED).
Segundo a promotora de justiça Mayana Queiroz, o projeto “Eu reconheço”, tem como objetivo reduzir o número de crianças sem o nome do pai na Certidão de Nascimento. Ela explica que por meio da SEMED foi feito um levantamento nas escolas municipais, onde foi verificado que cerca de 3.000 a 4.000 estudantes não tem a paternidade reconhecida. “Esse problema afeta o próprio direito da cidadania e dignidade da pessoa humana”, observa à promotora.
Ela acrescenta que o projeto é contínuo e que será realizado em outras escolas do município. A previsão é de que a próxima ação aconteça em outubro. “Nós estamos recebendo essa demanda na unidade escolar, envolvendo toda a comunidade da região para fins do reconhecimento voluntário da paternidade, se não for possível, já efetuamos o exame de DNA”, explica ela.
O projeto “Eu reconheço” acontece em parceria com a Defensoria Pública, SEMED, UNIMED, Cartório de Registro, Faculdade Carajás, (alunos do curso de direito). Na escola Josineide Tavares foram realizados aproximadamente 70 atendimentos. “Aquelas pessoas que não compareceram no sábado, será feito agendamento posterior”, informou Mayana Queiroz.