SMS: Programa Saúde na Escola realiza ações para alunos e profissionais da educação
Na manhã desta quinta-feira (29), o Programa Saúde na Escola (PSE), resultado da parceria entre Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), realizou palestra em conjunto com o Ambulatório de Saúde Mental (Ament) voltada para profissionais que trabalham na Escola Darcy Ribeiro, no bairro Bom Planalto, e no Núcleo de Educação Infantil Eunice Vieira Lemos, entre os bairros da Paz e Bom Planalto.
A ação ocorreu na Escola Darcy Ribeiro e atendeu 50 profissionais das duas unidades de ensino e surgiu a partir de notas técnicas do Ministério da Saúde, que orientam para a realização de palestras sobre saúde mental com os profissionais. A ideia é que, nas próximas etapas, o assunto seja abordado com pais, responsáveis e também alunos.
Os profissionais conheceram o PSE e como agir diante das demandas referentes à saúde mental dos estudantes.
“Assim fica mais fácil trabalhar na rede, onde a escola passa a compreender um pouco mais o aluno e o fluxo da saúde do município; passa a ter uma aproximação com a unidade de saúde que lhes atende e assim encaminhar, além de ver com outros olhos o serviço de saúde do município”, explica a coordenadora do PSE pela Saúde, Tarcilene Varela.
O momento contou ainda com explicação sobre como funcionam as ações de nutrição – que têm palestra sobre alimentação saudável, práticas corporais, a antropometria que mede o peso, altura e o Índice de Massa Corpórea (IMC) dos estudantes – e de odontologia – que realiza a palestra de saúde bucal, escovação e aplicação de flúor. Diante de qualquer alteração, o fluxo de atendimento e encaminhamento foi apresentado aos profissionais.
O programa
O Programa Saúde na Escola existe em Marabá desde 2007 e trabalha com ações executadas em eixos temáticos relacionados à saúde e é fruto da parceria entre SMS e Semed e governos estadual e federal. Todos os anos, o programa segue um cronograma com a realização das atividades nas escolas. Em 2023, serão 87 escolas da rede municipal atendidas.
“Essa parceria intersetorial promove saúde por meio da educação, através da promoção e proteção à saúde, buscando desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde, e claro, a saúde da comunidade a qual eles pertencem, onde os pais também são orientados. Então, é muito importante fortalecer as ações para que a comunidade enfrente as vulnerabilidades sociais”, reitera Tarcilene Varela.
Um exemplo das ações do PSE aconteceu na Escola Salomé Carvalho, na Folha 16, no último dia 21. Ao todo, 230 alunos receberam uma ação que levou informações sobre alimentação saudável e prevenção de doenças, com foco na hanseníase. Nesse sentido, os estudantes preencheram uma ficha de autoimagem onde puderam apontar e descrever manchas no corpo. Após avaliação da enfermeira, os casos suspeitos, eram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.
A equipe contou com cinco Agentes Comunitários de Saúde, enfermeira e acadêmicos de enfermagem. Também teve a participação do professor de educação física da escola para o momento das atividades físicas e a importância para a saúde.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação