SEMED/SMS: Programa Saúde na Escola de Marabá é premiado pelo Fórum Estadual
Uma das etapas do 1º Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) foi realizado em Marabá, no auditório do 11º Centro Regional de Saúde, nesta quarta-feira, 22. O evento contou com a participação de representantes das secretarias de saúde dos 21 municípios da região do Carajás e Lago Tucuruí, além de premiação para os que cumpriram as metas do programa. O município de Marabá foi premiado com a categoria ouro, a mais elevada delas.
“Os municípios foram convidados a apresentar suas experiências e nós fizemos uma premiação. Criamos uma categoria dividida em ouro, prata e bronze, baseada no alcance das metas que os municípios tiveram no primeiro ano de ciclo e premiamos esses municípios conforme o alcance deles”, explica Syane Costa, da coordenação estadual de Saúde do Adolescente.
Em Marabá são atendidas 93 escolas da rede municipal e 10 da estadual que ingressaram, esse ano, no programa. O município realizou todas as 14 ações previstas no ciclo e adicionou uma quinta relativa à saúde mental.
“O município de Marabá realiza todas as ações previstas. Temos, além da Atenção Básica, o apoio da alta e média complexidade, através da equipe de saúde mental. Trabalhamos com as equipes de Estratégia Saúde da Família. Então, Marabá trabalha com todas as equipes das Unidades de Saúde”, ressalta Tarcilene Varella, coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ela conta que o município também dá apoio a municípios menores da região, compartilhando ideias e informações. Ezequiel Lima Marinho é diretor do Departamento de Atenção Básica de Bom Jesus de Tocantins, mas antes foi estagiário no PSE aqui de Marabá.
“Foi uma experiência enriquecedora porque eu pude aprender muitas coisas. Muitas práticas de estar atuando também com essa população, que são jovens e adolescentes nas escolas, levando as ações de PSE e, com isso, aprendendo muito sobre os alunos e sobre a profissão, já que sou formado em enfermagem”, destaca.
Outro participante do Fórum, que apresentou parte do trabalho que é realizado em Marabá, foi o professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, César Augusto Paro, que atua em parceria com o PSE.
“Os nossos alunos auxiliam no planejamento. A gente vai até à escola, se reúne com eles, expõem às demandas e, a partir daí, planeja ações educativas junto com os escolares. Para cada público escolar, a gente tem uma estratégia diferente. Enquanto um professor eu acredito que é muito importante que a gente possa fazer da Unifesspa, também, um espaço de apoio às políticas públicas de Marabá”, comenta o educador.
Na semana passada, por exemplo, eles atuaram no NEI José de Sousa Andrade Filho levando as ações de saúde do PSE. “A gente promoveu uma peça de teatro chamada “Aventuras na Terra de Saúde”. Então, com esse público a gente trabalha numa perspectiva teatral, com a ludicidade necessária para que essas crianças possam estar atentas nessas informações e possam participar. Com outros públicos a gente vai levando outras estratégias educativas e comunicacionais, desde rodas de conversas, gincanas, entre outras ações”, explica Augusto Paro.
O PSE visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
Além de Marabá, os municípios de Piçarra, Rondon, Canaã e Parauapebas também foram premiados com a categoria ouro.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom