Semed: Cecília Meireles é homenageada em recital de poesia Ser-Cilia, na Escola Ida Valmont
“Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre, nem sou triste, sou poeta”. A frase inicia um dos mais famosos poemas de Cecília Meireles, considerado por muitos a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.
A pequena Sofia Bianchi, 9 anos, ainda não é poeta, mas se depender do trabalho de leitura desenvolvido pela escola Ida Valmont, ela já deu o primeiro passo. Nesta quinta-feira (8), a escola apresentou o recital “Ser-cília”, em homenagem à Cecília Meireles, que foi a culminância do Projeto de Leitura, que foi trabalhado durante todo o ano.
“Eu interpretei a segunda personagem do ‘Estou Aqui’, poema muito bonito feito pela Cecília Meireles, que é uma grande escritora e fez muitas poesias, muito bonitas. Não conhecia os poemas antes, mas depois do projeto fiquei encantada por ela. Sou agradecida pela professora e todo mundo que ajudou a dar certo”, comenta Sofia.
A professora responsável pelo projeto, Solanaide de Nobrega, explica que, durante todo o ano, foram feitas atividades em cima das leituras de poemas, como A Bola Rola, Estou Aqui, Flor Amarela, que foram decorados e recitados na apresentação desta quinta.
“A autora foi escolhida por ser uma escritora que teve muitas dificuldades na vida e conseguiu superar os obstáculos para vencer. Pretendo continuar o projeto com outras turmas daqui para frente. Também abordando outros poetas. Como professora dou nota 10 para essa turma. Maravilhosa! Trabalhamos o ano todo com eles, vimos as evoluções e até me dói me separar deles”, comenta a professora.
O projeto foi desenvolvido com os alunos do 3º ano C, mas outros projetos são desenvolvidos ao longo do ano pela escola, como o projeto do aniversário da escola, que completará 45 anos em 2023, Consciência Negra e Antibullying, conforme explica o diretor Helenilson Araújo.
“O da Consciência Negra foi da outra turma do 3º ano. O do aniversário foram realizados pelos quintos anos, que resultaram em várias produções textuais. E os primeiros realizaram o antibullying. Todos os projetos fazem parte da grade curricular. Somam-se para incrementar as habilidades que os alunos precisam em cada ano. Planejados para complementarem o aprendizado”, ressalta Helenilson, parabenizando os alunos.
“Ficou tudo muito bonito e muito legal. Foi um trabalho árduo que as próprias crianças produziram e só temos a parabenizar elas e os professores envolvidos”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio