Semel: Torneio João Campelo e assinatura de convênio para o Marabaense marcam reinaguração do “Piçarrão”
A prefeitura assinou o convênio de 180 mil para a realização do campeonato Marabaense
A reabertura do Campo de Futebol Mestre Barata “Piçarrão” foi marcada por muita alegria e bola rolando com o começo do Torneio João Campelo, na categoria sub-10. O local ganhou gramado, estacionamento novo, jardinagem, pintura, dentre outros serviços. O campo foi entregue à comunidade pela Prefeitura Municipal, no início da noite de sexta-feira (05).
O prefeito Tião Miranda, o vice Luciano Dias, secretários municipais, bem como, vereadores e familiares do Mestre Barata participaram da solenidade de entrega. Na oportunidade, a prefeitura assinou o convênio de 180 mil para a realização do campeonato Marabaense.
“É uma das arenas esportivas mais bonitas que temos e realmente a revitalização ficou show de bola para essa garotada, que gosta de praticar esporte. Às vezes, passamos aqui e vemos o local cheio de desportistas, espectadores, é um espaço nobre aqui da Nova Marabá. É muito prazeroso entregar mais esse espaço para a comunidade”, disse o prefeito Tião Miranda.
Luciano Dias observa que o espaço sempre passava por pequenos reparos, mas agora com uma obra mais completa o local ficou mais bonito. “É a revitalização de um espaço que já é cultural, o Piçarrão existe desde a criação da Nova Marabá e sempre passava por pequenos reparos, mas desta vez fizemos uma revitalização completa e o espaço vai proporcionar a realização de campeonatos e outros eventos para essa comunidade”, ressalta.
De acordo com o secretário de obras, Fábio Moreira, foi uma revitalização por completo. “Desde o estacionamento, que estava bastante deteriorado, os vestiários, a estrutura administrativa, o campo, os alambrados, a pintura, tudo novo pra receber os esportistas para a prática do futebol. É um espaço muito importante para Marabá e agora a Semel tem todas as condições de executar um bom trabalho aí”, afirma.
O Espaço Esportivo Mestre Barata, que é administrado pela Semel, passa a contar com um administrador no local, mas os agendamentos deverão ser feitos na própria secretaria, localizada na Folha 16. “É uma alegria para a secretaria e para os desportistas ter o Piçarrão revitalizado, acredito que todos estão felizes. Assim como os outros campos, ele contará com uma administração nossa para agendamento de horários”, esclarece o secretário de esporte Thyago Ferraz.
Mestre Barata
O belenense Raimundo Nery Barata foi criado em Marabá e, no município, fez nome no esporte, presidindo uma das mais antigas agremiações em atividade na cidade, o Bangú Esporte Clube. O neto, Gustavo Barata, conhecido como “Baratinha”, representou a família.
“Uma alegria e um prazer gigantesco estar aqui representando toda a família em um dia como esse e receber essa homenagem, em memória de uma pessoa mais que especial na minha vida. Está bem organizado, e a gente ver que são os pequenos detalhes que elevam o esporte marabaense”, comenta.
Desportistas comemoram o ganho no esporte
“Quem conhece a história do Piçarrão sabe como era antes, e como está hoje, tá bem melhor. Os desportistas ganharam com essa nova roupagem, com toda essa estrutura, quero parabenizar o prefeito por isso”, disse o presidente da Associação dos Desportistas de Nova Marabá, (Adrenma), João Bosco.
“É uma satisfação imensa estar aqui participando! Meu sonho desde criança era ver o Piçarrão assim. Agora trago meus filhos pra jogar aqui e é uma honra muito grande. Quero agradecer a prefeitura e a Semel por esse apoio”, comenta Eudivan de Souza, “Bigu”, presidente da Escolinha Prolote, projeto social que atende 120 crianças entre 05 a 17 anos, na Folha 16. A equipe dele está disputando o Torneio João Campelo.
“Eu que sou amante do esporte há um bom tempo, já fui jogador profissional e já joguei aqui, fico feliz de ver o empenho da secretaria de esportes, que está lutando pelas melhorias das nossas praças de esporte e quem ganha com isso são as nossas crianças”, ressalta Hilton Júnior, presidente da Escolinha Clube da Bola, que conta com 160 crianças de 05 a 15 anos, no bairro Novo Horizonte. Hiltinho que levou a equipe para competir no torneio.
Participam do Torneio João Campelo as equipes: Carajás, Prolote, Transamérica, Beira Rio, Clube da Bola, PSTC, Araguaia, Madrid e Marquinhos Marabá.
Campeonato Marabaense recebe apoio da Prefeitura Municipal
Durante a reinauguração do Piçarrão, o prefeito Tião Miranda assinou o convênio com a Liga Esportiva de Marabá (Lemar), disponibilizando o recurso de 180 mil para a realização do Campeonato Marabaense de Futebol. Um convênio anual como ressalta o presidente da Liga, João Salvador Mota. “Esse ano são 180 mil da prefeitura, além das emendas de 100 mil de vereadores, então estamos muito felizes em poder ajudar os clubes afiliados com o campeonato 2022”, enfatiza.
Os recursos são destinados para o pagamento de arbitragem, premiação e repasse para os 23 clubes afiliados. A primeira divisão tem 11 agremiações, as quais receberão 3 mil reais cada. Já a segunda divisão, tem 12, os quais receberão 1,5 mil reais.
Os jogos da primeira divisão vão acontecer no Estádio Zinho Oliveira e no Estádio de Morada Nova, já os da segunda divisão serão no campo Piçarrão, no Paulo Marabá e no Parque São Jorge. O campeonato tem previsão de iniciar na próxima semana.
Vereadores prestigiaram o evento
“Parabenizar a Prefeitura de Marabá por essa bela obra, o esporte marabaense está crescendo muito, evoluindo em todas as modalidades, e esse espaço, que fica no centro da cidade, precisava ser revitalizado”, pontua o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Correa, que solicitou a revitalização do espaço para a gestão.
“O momento é de alegria porque é um resgate, hoje o Piçarrão, é uma arena bem conhecida em toda a região, e quem ganha com essa revitalização são os desportistas e toda comunidade” disse o vereador Cabo Rodrigo.
“Ficamos felizes por mais uma praça esportiva revitalizada. A prefeitura, além de reformar o estacionamento, colocou uma limitação para impedir a entrada de caminhões de cargas pesadas, e o estacionamento vai ser usado por quem realmente usa o espaço público, todos ganham com isso”, ressalta o vereador Marcelo Alves.
Veja outros fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Jordão Nunes / Sérgio Barros