Retrospectiva 2020: Todos os núcleos de Marabá receberam pavimentação
Núcleo Cidade Nova
Em um dos maiores bairros de Marabá, o Liberdade, diversas ruas foram pavimentadas, com serviços de drenagem profunda e terraplanagem. Algumas vias abrangem outros bairros, como o Jardim Vitória. Nestes dois bairros, as ruas Piauí, Maranhão e Travessa Goiás receberam pavimentação em concreto armado, beneficiando centenas de famílias.
Ainda no bairro Liberdade, outras ruas, a exemplo, Gabriel Pimenta, Duque de Caxias, Gaiapó e Avenida Gavião, receberam serviços de pavimentação, com serviços de drenagem. Outra via importante para o bairro continua em obra, que é a Avenida Brasil.
Nesse conjunto de obras, que integra os bairros Liberdade, bairro da Paz, Laranjeiras e Jardim Vitória, entre as ruas atendidas estão:
- Rua Villa lobos
- Rua Pernambuco
- Rua Maranhão
- Rua Piauí
- Rua Duque de Caxias
- Rua Ceará
- Rua São Francisco
- Rua João Araújo
- Avenida Esperança
- Trechos da Avenida Gaiapó
- Avenida dos Gaviões;
- Rua Porto da Balsa no bairro Amapá
A escolha pela pavimentação em concreto nas ruas dos bairros Liberdade e Laranjeiras tem uma justificativa técnica, conforme esclarece o engenheiro civil Fábio Moreira, secretário municipal de obras. “A decisão de optar pelo pavimento em concreto nestas vias, se deu em razão do terreno. Geralmente são pontos onde há nascentes d’agua e são lugares onde há histórico com problemas com alagamentos e que no futuro teríamos problemas com o pavimento asfáltico (CBUQ), e o de concreto ele suporta melhor nesse tipo de terreno”, explica.
Ainda no núcleo Cidade Nova, agora no bairro Vale do Itacaiunas, a rua 8, também recebeu serviço de drenagem e pavimentação tipo CBUQ. Além disso, a rua Armando Brito integrou a lista de vias que receberam melhorias infraestruturais, são duas vias importantes que ligam os bairros Novo Horizonte e Jardim Filadélfia.
Núcleo Nova Marabá
Na Folha 05 todas as ruas foram pavimentadas em concreto armado e a entrada do local recebeu serviço de urbanização com grama. Nas vias foram feitas as sarjetas e o meio fio.
Na Folha 9, nas quadras 3 e 2, e na Folha 10, na rua de acesso as Folhas 7 e 11, também foram pavimentadas. A viaa de acesso à Folha 11 recebeu drenagem e terraplanagem. Obras que também chegaram aos moradores da Folha 29, em uma rua que havia um longo histórico de alagamentos. A via, próxima a uma galeria, oi passou por drenagem profunda, tendo sido aterrada e terraplanada.
No KM 7, a rua A, onde se concentra a maior parte da área comercial do local, que é paralela à BR 222, foi drenada, terraplanada e agora está completamente asfaltada. Outras ruas do bairro também receberam serviços de pavimentação CBUQ, como as ruas B, M, T, D e E.
E mais serviços de pavimentação aconteceram em outros locais da Nova Marabá, como as Folhas 27 e 28. Na Folha 27, as poucas ruas que faltavam para completar todo o serviço de pavimentação no local foram contempladas, já na Folha 28, as vias, que dão acesso à feirinha, receberam serviços de infraestrutura.
Na Grota Galeria, as duas ruas que margeiam o espaço receberam amplo serviço de pavimentação em concreto armado, meio-fio e colocação de grama. Obras de pavimentação também aconteceram nas Folhas 20, 22, 31 e 33. Vale ressaltar que na Folha 33, os serviços iniciaram próximo ao campo Xaxurica, em homenagem ao falecido desportista do bairro, e se estenderam até a Avenida principal. Outras vias transversais também receberam os serviços de infraestrutura.
São Félix
No São Félix I, a Avenida Tamboril está recebendo amplo serviço de pavimentação em concreto armado, bem como outras vias paralelas, principalmente as vias dão acesso à BR 222, como a travessa São Miguel. Além disso, a Avenida Tiradentes também foi pavimentada.
Zona Rural
Região do Rio Preto recebeu serviços de infraestrutura
Vila União
Dezenas de estradas vicinais foram recuperadas na zona rural de Marabá, na região do Rio Preto. As proximidades da Vila União foram recuperados 55 quilômetros de estradas vicinais que beneficiaram centenas de famílias de agricultores em projetos de assentamentos – PA’s.
No PA Cinturão Verde, próximo à vila União, as máquinas fizeram a recuperação das vicinais maiores e das estradas, que dão acesso aos lotes dos moradores, de menor circulação de veículos, mas de extrema importância para as famílias escoarem a produção.
A sede da vila recebeu diversos serviços de infraestrutura como a recuperação da camada de pavimentação asfáltica. Além disso, os moradores da vila União comemoraram a reinauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Romário Barbosa.
Vila Santa Fé
Na vila Santa Fé foi inaugurada a ponte sobre o rio Café, no P.A Carajás Tamboril, na comunidade São Raimundo. Ela foi construída em concreto e tem 3 metros de altura, sendo 24 metros de extensão e 4,20 metros de largura. A ponte está distante cerca de 2 km de distância da estrada do Rio Preto e cerca de 6 km de distância da vila de Santa Fé. A construção da ponte melhorou o escoamento da produção de centenas de pequenos produtores rurais de vários projetos de assentamentos como, os PA’s Morajuba, Pe Josimo, Talismã, Cabo de Aço, Bom Jardim da Voltinha e Dourado.
Ponte em Estrada Vicinal do Geladinho
A nova ponte de concreto continua sendo construída e está em sua fase de finalização. Ela vai substituir uma antiga ponte em madeira sobre o igarapé Grota de Areia. A nova ponte tem 18 metros de comprimento e 4,20m de largura. e vai beneficiar cerca de 300 famílias de agricultores da região. Na metade de 2020 foi finalizada a primeira ponte em concreto sobre o igarapé Geladinho, também na mesma estrada vicinal. A extensão da primeira ponte é de 50 metros de comprimento por 5m de largura.
Novas máquinas e implementos agrícolas
Foram entregues carreta agrícola, dois tratores agrícolas, uma grade aradora, roçadeira e uma grade niveladora. Com os novos equipamentos, a Seagri contabiliza 17 tratores para atender os agricultores.
Recuperação de vias e operação Tapa-Buraco
Em 2020, as máquinas do SSAM – Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá recuperaram centenas de vias com uso de aterro e nivelamento das ruas. Bairros da Paz, Infraero, Nossa Senhora Aparecida, Araguaia, Jardim união, Novo Planalto, Bom Planalto Bela Vista, bairro da Independência, Filadélfia, entre outros receberam os serviços.
A operação tapa-buraco da Sevop também não parou um só instante durante todo o ano, trabalhando para manter a segurança no tráfego de veículos e pedestres. Na Nova Marabá podemos citar a rodovia Transamazônica e as Vias Públicas (VP) 1, 3, 7 e 8. Os serviços também se estenderam aos residenciais Tiradentes, Tocantins e Jardim do Éden e Cidade Jardim.
Escola Municipal José Mendonça Vergolino
Um dos colégios mais antigos da cidade, a escola José Mendonça Vergolino, passa por uma ampla restauração. O atual projeto prevê a construção de um novo setor administrativo e pedagógico, orientação educacional, sala de professores, sala de música e dança. E o ginásio Osorinho, que integra a estrutura da escola, será revitalizado. Os serviços vão desde o piso, telhado, arquibancadas, divisórias de ferro entre outros. A previsão para entrega é no primeiro semestre de 2021.
Marabá Pioneira ganha novo centro de atividades esportivas
Um novo espaço para atividades recreativas, esporte e de lazer foi inaugurado na entrada da Marabá Pioneira, trata-se da do Centro de Lazer Paulo Marabá, em homenagem ao desportista marabaense Paulo Marabá, primeiro atleta profissional de futebol da cidade, onde jogou pela Tuna Luso e Paysandu. O espaço contempla uma pista para prática de patins, pista para caminhada e corrida, àrea verde, canteiros em todo o espaço, seis postes de iluminação, bancos em concreto e estacionamento.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo Asfalto Folha 29