Secult: Na Orla de Marabá, mais de 35 mil pessoas participam da Festa da Virada
Os ritmos variados das bandas regionais fizeram a galera se divertir na Praça São Félix de Valois, Orla da cidade, onde estava o palco da Festa de Réveillon 2023, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Segundo a organização, cerca de 35 mil pessoas prestigiaram o evento.
O prefeito e o vice-prefeito estiveram na festa para comemorar a virada do ano pertinho do público.
“É um dia em que, na virada da meia-noite, a gente renova tudo: as esperanças, as energias, o espírito, tudo o que temos para oferecer em 2024. É um momento muito feliz para todos nós que vencemos o ano de 2023, mesmo com as dificuldades, mas estamos aqui, com muita alegria e com uma cidade organizada, uma cidade em que a gente tem trabalhado todos os dias para que ela melhore a cada dia, para a nossa população. E para 2024, a gente vai continuar com muito trabalho, para que essa cidade continue sendo pujante, boa, agradável e receptiva à nossa comunidade e que a gente possa também ter um ano de paz, alegria e felicidade. É o que a gente deseja para Marabá”, estima o vice-prefeito Luciano Dias.
O que foi reiterado pelo prefeito Tião Miranda. “Que 2024 seja um ano de muito trabalho e realizações para o município de Marabá, com muito otimismo”, expressa o gestor.
Para o secretário de Cultura do município, Genival Crescêncio, além de ser pura diversão, o evento é uma forma de difundir a cultura regional em Marabá, valorizando os artistas locais.
“Como acontece em todos os anos, a população e os turistas que estão por Marabá sempre vêm participar desse momento aqui com a gente, na Orla Sebastião Miranda, para o início de um novo ciclo, com o Réveillon, e a Prefeitura prepara esse grande espetáculo com artistas regionais e show pirotécnico, para que a gente possa receber esse novo ano com pé direito, pensando na prosperidade e realizações para todos”, destaca o titular da Secult.
Shows
O evento, que teve apoio cultural da FCP (Fundação Cultural do Pará), trouxe cinco atrações marabaenses como Simone Moraes e Silvio, Kbça Vok, Dj Junior Batidão e Léo Nicacio; e a atração regional Edilson Moreno, de Belém. Cada artista levou a animação que o marabaense gosta, com variados ritmos.
A primeira atração da noite, Simone Moraes e Silvio. “Para mim é uma honra, um prazer estar aqui animando esse nosso povo que gosta muito de curtir uma sofrência, um melody, um forró. Estou muito feliz mesmo”, manifesta a cantora.
Em seguida, o grupo Kbça Vok continuou a animação, antes da queima de fogos. “A nossa proposta é trazer, além do samba e do pagode, muita alegria e diversão a essa galera, para que se sintam à vontade com uma boa música”, comenta o vocalista Wellington Araújo.
Entre as atrações, a tradicional queima de fogos, à meia-noite, com duração de 15 minutos. Este ano, foram usados fogos de artifício silenciosos, respeitando a Lei Estadual nº 9.593/2022.
Após o show pirotécnico, o Dj Júnior Batidão entrou em cena. “Busco trazer algo bem diferenciado, mas que represente a cultura paraense, com o ‘rock doido’, as marcantes, tudo do jeito que a galera marabaense gosta e dá valor, para curtirmos esse Réveillon maravilhoso”, detalha.
Uma das atrações mais esperadas pelo público foi o cantor Edilson Moreno que já tem 32 anos de estrada. “O nosso Pará é um gigante e Marabá tem uma magia muito forte e uma força para muitos artistas, porque aqui o povo curte muito os nossos ritmos. Para a gente é uma importância muito grande estar aqui, e hoje é um marco porque Edilson Moreno fez o seu primeiro show em Marabá, começando o ano com pé direito. É uma cidade que eu amo e respeito”, revela.
Os shows terminaram com a apresentação do cantor Léo Nicácio, que levou muito forró aos dançantes. “Eu me sinto honrado de participar dessa festa em mais um ano, onde a gente trouxe um repertório maravilhoso para fazer todo mundo dançar. É isso que importa”, conclui.
Público
Com tantos ritmos, muita dança e animação, muitas famílias participaram da festa, que contou também com gente de vários lugares, como a estudante Camila Lohanne, 22 anos, que veio de Parauapebas, com a família, para curtir o Réveillon em Marabá. “Está muito bonito, seguro e estamos curtindo muito. Desejo que esse repleto de bênção e saúde na vida de todos”, expressa.
Quem gostou de curtir o clima, literalmente, foi o holandês John Mcgauran, 47 anos, que veio passar o ano novo pela primeira vez no Brasil com a esposa marabaense Eva Mcgauran.
“É muito bom, as músicas são legais e estou gostando muito de passar o ano novo aqui. É muito diferente, porque lá está nevando e aqui é esse clima tropical. Eu desejo um feliz ano novo para todo mundo de Marabá, Brasil”, ressalta.
A estudante Carol Castro, 18 anos, que veio com as amigas, aproveitou toda a festa. “Vim aproveitar muito e curtir até o final, porque é um momento lindo e marcante na nossa vida. Nem todo dia temos momentos assim e então é tempo de curtir”, pondera.
Segurança
Para a realização do evento, foi montado esquema de segurança, contemplando todas as partes da Praça e Orla, sendo 12 agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP); 36 agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), 1 supervisor e 1 coordenador; 11 agentes da Guarda Municipal (GMM); e estiveram de plantão 16 bombeiros, sendo 8 civis (Defesa Civil) e 8 militares, com 2 viaturas para combater possíveis incêndios, realizar salvamentos e resgates. Equipes médicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também fizeram plantão, com ambulância para ocorrências.
Confira outras fotos do público
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes, Paulo Sérgio, Jordão Nunes e Sérgio Barros (drone)
—