Obras: Revitalização da Escola Salomé Carvalho entra em fase final
A Escola Salomé Carvalho, na Folha 16, Nova Marabá, está passando por uma reforma total em sua estrutura. Os serviços foram realizados em todos os espaços físicos, telhados, setor administrativo, dispensa, cozinha, biblioteca, banheiros e nas 15 salas de aula, que atendem os 578 alunos da rede municipal, além dos alunos da rede estadual.
Já foram realizadas as trocas de janelas, portas, nivelamento do piso do corredor com as salas, reforma completa no telhado e das partes elétrica e hidráulica, inclusão de redes lógicas para o funcionamento da internet e drenagem. O piso também foi trocado por granilite.
Atualmente está sendo feita a pintura dos espaços, a escola ainda passará pelo processo de paisagismo e os últimos retoques. “Um ambiente muito mais adequado para aprendizagem. A expectativa é grande para o retorno dos alunos no novo espaço. A gente mostra as fotos de como está ficando para eles e eles comentam sobre a vontade de voltar para cá”, conta Claudenice Batista, diretora da Escola Salomé Carvalho.
A reforma também prevê a troca dos móveis antigos por novos e planejados. Alguns móveis, como cadeiras e mesas, já foram trocados, mas os das salas de administração já foram licitados e aguardam a chegada.
Além das salas de aula, a escola tem sala de leitura, laboratório de informática, sala de recursos, sala de professores, quatro banheiros, sendo dois para pessoas com necessidades especiais (PNE). Garantindo um espaço adequado para a aprendizagem dos alunos, com mais conforto, espaços pedagógicos e acessibilidade às necessidades dos alunos com qualquer tipo de deficiência, visual, auditiva ou de locomoção.
Iniciada em março de 2021, o prazo de finalização da obra é de 12 meses, no entanto, a expectativa é que seja entregue ainda este ano. A obra total tem um valor de R$1.211.820,57 com recursos provenientes do FUNDEB e erário municipal.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento