Educação: Alunos da rede municipal realizam a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023
Entre os meses de outubro e novembro, os alunos do 5º e 9º ano das escolas do ensino público municipal de Marabá participaram das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em torno de oito mil alunos fizeram a prova que avalia o desempenho dos estudantes nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática.
“Nós nos preparamos e demos importância para esse momento, que é a fotografia social e pedagógica da rede municipal de ensino. No último SAEB, em 2021, colocamos e conseguimos cumprir a meta ‘Marabá é 5’ e esse ano buscamos subir essa meta para ‘Marabá é 6′. Para isso, executamos uma série de ações e agora esperamos para ver o resultado”, explica o diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fábio Rogério.
Uma das estratégias foi buscar conscientizar e diminuir a evasão dos alunos. Segundo Fábio Rogério, nenhuma escola apresentou uma taxa de participação menor que 90% dos alunos e a grande maioria teve 100% de participação. Uma das estratégias foi descentralizar o acompanhamento com a criação de quatro polos funcionando simultaneamente com grupos de escolas e coordenações.
“De posse da meta, cada escola produziu um plano de ação. Começamos a trabalhar e discutir em fevereiro, construindo micrometas para as escolas e depois um plano de ação geral. Paralelo a isso, fomos discutindo, conversando e dialogando com as escolas e seu conjunto de professores. As escolas produziram incentivos diversos possíveis para que os alunos não deixassem de fazer a prova. Desde o porteiro que recebe o estudante, a merenda que é feita para o dia, criando a atmosfera para os estudantes, convencendo eles a virem”, explica Fábio.
A diretora da Escola Judith Gomes leitão, Ana Alice Teles, conta que além das mobilizações uma das estratégias utilizadas pela escola foi realizar ao longo dos dois anos aulões periódicos no contraturno, que foram realizados a cada bimestre. “A gente tira quinze dias a cada bimestre para fazer essas aulas. O aluno que estuda de manhã vem à tarde, que estuda à tarde vem pela manhã. E nessas aulas contamos com a parceria dos professores de Língua Português e Matemática convidados de outras escolas”, explana a diretora.
Ela conta que a presença de professores com os quais os alunos não estão acostumados chama a atenção dos estudantes mudando a rotina da sala. “Após essas intervenções, nós fizemos um caderno de atividades para eles responderem referente ao que foi estudado no período desse aulão. E, no final, a gente insere isso na pontuação das avaliações internas da escola, para mobilizar e motivar”, explica.
Segundo o Ministério da Educação (MEC) o resultado da prova só sai entre julho e agosto de 2024, mas se depender do aluno da Escola Judith Gomes Leitão, Lucas Emmanuel, 15 anos, Marabá irá melhorar sua média. “Eu acho essa prova muito importante, para todos nós que somos do Judith. Eu espero muito que todos tenham feito uma boa prova. Vamos para cima. Eu espero que nossa escola, sendo uma escola pública, se saia muito bem, pois todos somos vencedores”, comenta o estudante.
Texto: Osvaldo Henrique
Fotos: Secom