Semed: Saeb e Ideb são temas de encontro com gestores, coordenadores e professores da rede municipal
Na manhã desta terça-feira, 25, aconteceu no Carajás Centro de Convenções um grande encontro organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) a fim de debater o alinhamento e perspectivas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.
O encontro também teve como objetivo ajustar as metas para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir de dados do Censo Escolar e do desempenho no Saeb. A avaliação do Saeb é voltada para o 5º e o 9º anos do ensino fundamental.
A titular da Semed, Marilza Leite, reforça que o encontro de alinhamento faz parte de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos para a realização de uma avaliação interna e diagnósticos apontando para o que pode ser feito.
“O Ideb não é apenas uma nota. É um compromisso de melhorar a educação do município de Marabá. É trazer ganhos para o aprendizado do aluno. A nossa meta desse ano tem sido sempre, mas principalmente agora, traçar objetivos concretos, realizáveis, para conseguir atingir o Ideb, mas principalmente melhorar a aprendizagem do aluno, do cidadão marabaense”, pontua a Secretária de Educação.
Neste ano, além de gestores e coordenadores das escolas, também participaram professores de matemática e língua portuguesa do 5º ano do ensino fundamental das zonas urbana e rural do município.
Para o diretor geral de ensino da Semed, Fábio Rogério Rodrigues, o momento busca assegurar direitos de aprendizagem e pensar estratégias que motivem o desempenho nas áreas de língua portuguesa e matemática dos estudantes da rede municipal de ensino.
“O objetivo é criar perspectivas e expectativas e ao mesmo tempo engajar toda a rede de Marabá em favor de uma boa avaliação pela qual os nossos estudantes de 5° e 9° anos passarão no ano de 2023. Nesse momento a gente discute estratégias, pensa, cria expectativas e como produto final estabelecemos uma meta de aprendizagem para cada escola do município de Marabá. É um evento de engajamento, de discussão, de diálogo, para a gente poder qualificar a aprendizagem dos alunos em língua portuguesa e matemática em toda a rede municipal de ensino”, destaca o Diretor Geral.
No primeiro momento, o encontro no Centro de Convenções contou com apresentação artística de estudantes da Escola Martinho Motta e palestras sobre como funciona o Saeb, o Censo Escolar e a importância do Ideb com profissionais de São Paulo e Amazonas. À tarde, os 450 participantes se dividem em 11 grupos na Escola Martinho Motta para um momento de discussão do panorama atual de aprendizagem dos estudantes e projeções futuras.
Para Edivan Balbino, diretor da Escola Jean Piaget, na Vila Santa Fé, distante 75 km da sede do município, é importante essa troca de conhecimento e experiências com o fim de pensar em metodologias para serem abordadas em sala de aula.
“Isso se torna uma busca, que a gente vem, participa da formação e nessa formação a gente absorve conhecimento. A gente tenta levar para as nossas comunidades e colocar em prática para que os nossos alunos possam adquirir conhecimento para a formação deles enquanto cidadãos”, ressalta o gestor.
Para Gilda Rios, diretora do Colégio Militar Rio Tocantins, e que atua há 11 anos na rede municipal de ensino, o momento proporcionado pela Semed é importante por ajudar a indicar caminhos.
“Parabenizo a Semed pelo encontro. Isso é de grande valia para toda a comunidade escolar e para todos os envolvidos. É de suma importância para todos nós. Todos reunidos juntos para alcançar essa meta. O evento em si é grandioso. Nós temos especialistas, empresas, que realizam esses estudos, essas pesquisas, e que nos ajudam enquanto escola a realizar de que forma caminhar e quais as metas a serem trilhadas”, comenta a diretora.
O professor Laércio Pereira, de língua portuguesa e matemática, do 5° ano da Escola Francisco Souza Ramos, no bairro Novo Horizonte, avalia que a formação sobre o Saeb ajuda bastante os professores a atuarem em sala de aula.
“Primeiramente, eu creio que para a gente que está dentro da sala de aula todos os dias vai ser algo totalmente novo. Vindo de um período pós pandemia, creio que nós devemos buscar novas estratégias para poder alcançar esse Ideb. Esses momentos de formação são de grande ajuda porque a gente percebe ali várias vivências diferentes de outros professores e outras experiências que são bastante acolhedoras para a gente, como um divisor de águas para diversas estratégias para trabalhar na sala de aula”, declara o professor.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos