SALÃO DO LIVRO: EVENTOS PARALELOS PROMOVEM LEITURA, CULTURA E SOCIALIZAÇÃO
Desde o último domingo, o 1º Salão do Livro do Sul e Sudeste do Pará vem atraindo milhares de pessoas todos os dias. Além da “espiada” para comprar livros nos estandes do evento, muitos visitantes participam também de apresentações paralelas que estão sendo realizadas na Arena das Artes como forma de promover a cultura.
Nesta quarta-feira (02), por exemplo, estudantes de várias escolas municipais atraíram centenas de pessoas para apresentações culturais que promoveram vários sentimentos nos expectadores: nostalgia, tensão e alegria misturada com gargalhada.
Na programação desta quarta-feira, alunos das escolas municipais Miriam Moreira, Basílio Miguel, Geraldo Veloso, Judith Leitão e Rufina Nascimento fizeram apresentações lúdicas a partir de releituras de obras como “Menina Bonita de Laço de Fita”, de Ana Maria Machado; Boiuna e Boto (lendas regionais); e de como Francisco Coelho, fundador de Marabá, chegou ao torrão de terra entre os rios Tocantins e Itacaiunas para fundar a cidade.
Acompanhando todas as ações educativas, Melquíades Justiniano da Silva, coordenador da Secretaria Municipal de Cultura, destacou a importância de atrair estudantes para aquele espaço como forma de promover a leitura, mas também de socialização entre eles. “Estamos vivendo um novo momento na educação de nosso município e tenho certeza que os alunos tiveram uma aula diferente e especial nesta manhã, neste espaço tão moderno”, avalia o educador.
A diretora da Secretaria de Estado de Cultura, Ana Catarina Brito, enfatizou o envolvimento dos jovens e adolescentes que estavam na plateia com as apresentações teatrais. Ela disse estar entusiasmada com a participação popular no evento e o grau de entusiasmo de diretores de escolas, professores e alunos. “Estamos diante de um evento catalisador, que atrai milhares de pessoas todos os dias. Esperamos que seja assim até o final, no próximo domingo”, disse.
A estudante Ana Maria Espírito Santos, da Escola Acy Barros, esteve concentrada na plateia acompanhando cada apresentação. Mostrou um livro de história que comprou no Salão do Livro e disse que nunca tinha visto tantos livros em um só lugar. “Além de comprar, a gente ainda assiste apresentações de teatro de graça. Quero trazer meus pais hoje à noite”, avisou.
Texto: Ulisses Pompeu