Semed: Folha 16 prestes a receber Escola Salomé Carvalho toda revitalizada
A Escola Municipal Salomé Carvalho, localizada na Folha 16, atende 568 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, nos períodos da manhã e tarde, e estudantes do ensino médio no período noturno. O espaço não passava por revitalização há dez anos.
A escola conta com 15 salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, sala de recursos para alunos com deficiência, parte administrativa, sala dos professores, cozinha, refeitório e banheiros. Todos os espaços foram mantidos.
A obra foi ampla e contemplou a revisão de todos os ambientes da escola, além do telhado, sistemas elétrico e hidrossanitário, troca de portas, instalação dos corrimões e pintura completa.
A diretora da escola, Cláudia Batista, ressalta que a obra de revitalização vai favorecer de forma significativa a aprendizagem ao proporcionar um ambiente mais agradável aos alunos. “As turmas estão mais confortáveis, até a questão do visual. Eu lembro que em 2020 veio uma mãe com um aluno aqui para fazer a matrícula e o menino chorou aqui na escola. Ele achou a escola feia e nós fomos conversar com ele”, relembra a diretora.
A escola tem 42 anos de existência onde pais e avós, responsáveis pelos alunos, também já estudaram na escola. A diretora faz um agradecimento às pessoas que confiaram que os problemas estruturais da escola logo seriam resolvidos e os alunos poderiam desfrutar de um novo ambiente escolar.
“Teve reunião com os pais nessa semana e eu fiz o agradecimento aos pais porque mesmo na situação que a escola estava, a gente conseguiu manter um número considerável de alunos. Ali na reunião estavam pais e avós que já passaram por aqui e eles continuaram com os filhos aqui mesmo com essa situação. Eles tiveram paciência para esperar e agora nós vamos colher frutos disso, dessa espera”, reitera.
A revitalização foi executada com recursos próprios. De acordo com o diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Nelis Rodrigues, além da revitalização na parte estrutural, a escola recebeu novos equipamentos mobiliários, como quadros novos, cadeiras, carteiras e climatização na parte administrativa.
“Se nós pegarmos de 2020 até o final de 2021, nós executamos mais de 35 obras entre revitalizações e ampliações, ou seja, completamente concluídas. Algumas foram inauguradas, outras ainda serão. Se pegarmos todo esse período de 2020 até 2022, nós teremos mais de 50 obras de escolas. Nós temos a zona urbana, mas nós temos um conjunto de obras na zona rural que ainda não foram inauguradas. Nós temos cerca de 12 obras que ainda não foram inauguradas na zona rural”, ressalta.
A previsão da Semed é entregar a Escola Salomé Carvalho juntamente com o novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça, na Marabá Pioneira, na semana de aniversário de Marabá, que ocorre no início de abril.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio