Saneamento: Sevop, SSAM e Postura promovem operação para limpeza de grotas

created by dji camera

Uma operação conjunta do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá – SSAM, Código de Postura do Município e Secretaria de Obras – Sevop, vem trabalhando na reabertura de córregos e grotas, que estavam sendo aterrados por construções irregulares no município.

No bairro Bom Planalto, núcleo Cidade Nova, foi preciso o uso de uma retroescavadeira para fazer a demolição de uma construção para fazer a limpeza do córrego. De acordo com técnicos do Código de Postura, o imóvel foi construído em área irregular bloqueando a passagem natural da água do córrego, resultando em alagamentos em outros pontos.

A ação aconteceu na rua Rio de Janeiro com Carlos Drummond de Andrade. De acordo com Túlio Rosemiro, coordenador do código de postura, o local é área de convergência de dois córregos e o represamento resulta em alagamentos, como aconteceu na segunda-feira (09), dia de intensa chuva na cidade.

“Estamos de frente a um grande problema, que vem acontecendo em vários bairros. Estamos registrando dezenas de imóveis que foram construídos sobre grotas e córregos e muitos proprietários, que serão notificados, retiraram até as manilhas, isso gera um grande problema de alagamentos na cidade”, explicou Túlio Rosemiro.

Equipes da secretaria de obras e do Serviço de Saneamento Ambiental trabalham na retirada de entulhos. A ação de quarta-feira (11), foi realizada nas ruas Marechal Rondon e Carlos Drummond. A tarde, as equipes estarão realizando escavações na rua Dr. Manoel de Abreu, também no bairro Bom Planalto, a rua será interditada para o trânsito até a finalização da obra.

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Sérgio Barros 

Acessibilidade