Sevop: São Félix Pioneiro recebeu três equipamentos públicos revitalizados
Na sexta-feira (19), a Prefeitura de Marabá entregou à comunidade do São Félix Pioneiro a Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce, a Escola Municipal Jarbas Passarinho e o Ginásio Poliesportivo Claudinete Cardoso de Sá totalmente revitalizados e ampliados.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Tião Miranda enfatizou o apreço pelo bairro, que faz parte da história do município. “É um dia de festa para São Félix Pioneiro. Estou muito feliz em ver as coisas acontecendo e nós vamos continuar trabalhando, reformando, construindo. Eu fico feliz, com o progresso de São Félix, conheci o bairro quando a gente atravessava de balsa. Hoje está pujante e nós estamos dando nossa parcela de contribuição”, comentou.
Luciano Dias, vice-prefeito, reforça a atenção dada pelo poder público ao complexo São Félix. “É com grande alegria que viemos entregar esse aparato, equipamentos públicos novinhos, revitalizados. Cada vez que entregamos para a comunidade um bem, você aplica o dinheiro público, devolvendo para a população serviço público, dignidade e, isso é de suma importância”, pontua.
Ginásio Claudiente Cardoso de Sá já está em funcionamento
A antiga quadra de esportes de São Félix Pioneiro que recebeu o nome da desportista Claudiente Cardoso de Sá, assassinada em 2003, aos 29 anos, ganhou cobertura, pintura nova, arquibancada, brises laterais (elementos que protegem da luz solar), vestiários e paisagismo em seu entorno, dando uma cara nova ao bairro.
“Essa quadra esportiva é mais uma das que vamos entregar até o fim do ano. Será administrada pela Semel, vamos fazer agendamentos, provavelmente devemos ter uma parceria com a Vale, haverá dois dias de aulas de vôlei, vai ter bastante coisa para a comunidade”, enfatiza o secretário de Esportes, Thiago Miranda.
Maria das Graças Silva, tia da homenageada, disse que a família está feliz com o reconhecimento. “Ela foi uma pessoa muita querida no bairro, era uma jogadora, uma atleta, recebemos com muito prazer. Esse espaço é muito importante para a comunidade, contribui”, observa a dona de casa.
Jovens e adolescentes vibram com o novo equipamento
- “Muito bacana, tava precisando porque já tava velha. Vai ser bom pra jogar uma bola, eu e meus parceiros”, comentou sorridente Samit Souza, de 13 anos.
- “Eu já joguei muito aqui, para a prática de educação física da escola São Félix. Agora vai ficar bom, aí tinha sol quente, calor. Agora tá coberta. Eu quero treinar aí, na escolinha de futebol”, disse ansioso Jonathan Kevin Oliveria, de 15 anos.
- “A reforma foi uma obra gratificante para o bairro, veio pra somar”, afirmou o desportista Kaique Marconio Mourão, 28 anos.
Comunidade escolar da EMEF Jarbas Passarinho vive nova realidade
Ampliada e mais bonita, a escola Jarbas Passarinho, que tem capacidade para 700 alunos, conta com 10 salas de aulas, laboratório de informática, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), novo refeitório e uma quadra de esporte coberta, além de muitos outros espaços, que estão fazendo a diferença para os 526 alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, servidores e a comunidade em geral.
“Entregamos uma escola com ampliação de cinco salas, acessibilidade, quadra coberta, totalmente revitalizada e sem contar com a satisfação de voltarmos às inaugurações. Fomos surpreendidos com a pandemia, a escola silenciou, mas hoje estamos vendo o que, de fato, faz a escola, os alunos. Temos muitas escolas ainda para serem reinauguradas, são escolas que foram revitalizadas durante a pandemia”, esclarece Marilza Leite, secretária de educação.
Entusiasmado com o ambiente escolar, o diretor da escola Elias Celestino dos Santos pontua o sentimento da comunidade. “Estamos recebendo de forma muito especial, com gratidão. Era um anseio da comunidade há décadas que essa escola fosse reformada, para que nós pudéssemos ampliar os projetos que temos já pensado pra ela, 2022 será um ano da diferença”, revela o diretor.
Pais e alunos expressam a felicidade diante da nova escola
- “Meu neto, de 9 anos estuda aqui, tá uma delícia. Na época que estudei não tinha esses benefícios. Não tinha merenda. Gostei de tudo, principalmente da paisagem”, disse Maria Conceição Bezerra, 76 anos.
- “Duas filhas estudam aqui. Achei a escola diferente, organizada, sem palavras. Aqui era praticamente um prédio abandonado, agora a gente vê uma estrutura, muito aconchegante, prazerosa”, observa José de Ribamar Cruz, 40 anos.
- “Aqui não tinha quadra, não tinha pintura, não tinha muitas salas. Agora estou amando a escola”, disse Kemelly de Cássio, 10 anos, aluna do 4º ano.
- “Tá tudo lindo, maravilhoso. Gostei muito da pintura lá da frente, me impressionei”, revela Marilene Carvalho, 9 anos, aluna da escola.
Em novo ambiente, a UBS Maria Bico Doce atende comunidade a partir desta segunda–feira
Com tudo novo e ampliado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Bico Doce, está de portas abertas, nesta segunda-feira (22), para atender a comunidade de São Félix, inclusive com atendimento odontológico. A UBS leva o nome da parteira, que durante muitos anos ajudou a população. A prefeitura entregou a nova UBS à comunidade, na noite desta sexta-feira, 19.
O prefeito Tião Miranda expressou alegria ao entregar o equipamento de saúde a população e explicou sobre as dificuldades e avanços no setor. “A Saúde é complicada, nem sempre temos médicos disponíveis, hoje temos falta de médicos, mas temos avançando também e vamos continuar investindo. Temos muitas especialidades em Marabá, as coisas evoluíram, hoje funcionam 10 UTI’s no HMM, 10 UTI’s Neonatal, que antes não tínhamos, muita coisa boa aconteceu. Com essa pandemia, crise, aprendemos a nos virar e valorizar mais a saúde. Saúde é uma coisa que não tem preço”, enfatiza o prefeito.
O secretário Valmir Moura observa a nova estrutura e revela outros investimentos da pasta. “A UBS Maria Bico Doce foi praticamente construída, tem um dos melhores auditórios das UBS do município, auditório odontológico, essa entrega é motivo de alegria não só pra nós da saúde, mas especialmente pra comunidade. Ainda estamos praticamente reconstruindo a UBS Pedro Cavalcante e a UBS na vila Três poderes, logo essas duas também estarão prontinhas”, informa o secretário de saúde.
O novo prédio conta com salas refrigeradas, auditório para a realização de palestras e cursos, bem como, jardim, recepção, farmácia mais ampla, toda estrutura com acessibilidade para atender pacientes PcD, desde o portão de entrada até as salas e banheiros. A entrega de fichas para consultas acontece diariamente para atender a comunidade.
“Muito felizes, satisfeitos com os resultados. Foram dois anos ansiosos, aguardando por esse momento de receber o posto revitalizado e ampliado. Não tínhamos odontólogo, agora temos, e novos consultórios, então, consequentemente devemos ampliar os atendimentos”, enfatiza Doracy Barbosa, pontua a gerente da UBS.
Maria Cecí da Silva, moradora há 69 anos no São Félix Pioneiro, analisa com alegria a nova UBS. “Muito bonito, modificou tudo. Hoje temos um centro de Saúde, antes tínhamos um posto. Temos tudo de bom, e agora é só nós, comunidade zelarmos e também ter médicos porque nossa região é grande e somos carentes”, observou a moradora.
As obras de revitalização e ampliação da UBS Maria Bico Doce são oriundas do Fundo Municipal de Saúde, orçadas no valor de R$ 417.211,48. Atualmente, a UBS funciona na Rua Jarbas Passarinho, no São Félix Pioneiro.
Confira outras fotos:
Ginásio Poliesportivo
Escola Jarbas Passarinho
UBS Maria Bico Doce
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Jordão Nunes