Saúde: Primeira Farmácia Polo de Marabá realiza 30 atendimentos por dia
A rede municipal de saúde de Marabá conta com a primeira Farmácia Polo que busca convergir para um único lugar a entrega de medicamentos gratuitos, principalmente para os pacientes atendidos em unidades de saúde do núcleo Nova Marabá, atendendo também os demais núcleos.
A unidade fica localizada no Partage Shopping, próximo à Estação Cidadania e funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h e domingo de 14h às 20h. A farmácia conta com farmacêutico e atua principalmente na dispensação de medicamentos retinóides, psicotrópicos, antibióticos, anti-hipertensivos e hipoglicemiantes, que são os de alto custo ou uso controlado. Cada tipo de medicamento tem um protocolo para dispensação.
Para ser atendido, é necessário que o paciente apresente Cartão SUS, documento com foto e uma receita emitida por uma Unidade Básica de Saúde do município ou Hospital Regional, cujo atendimento acontece por meio de convênio com o estado.
O paciente é atendido na recepção por um auxiliar de farmácia, que é orientado pelo profissional farmacêutico e que tem todo o conhecimento básico para o primeiro momento de atendimento.
Após essa etapa, o paciente é encaminhado para o farmacêutico que orienta o paciente quanto aos dias, horários e como ministrar o medicamento, número de comprimidos e qual a duração do uso. Caso seja uma medicação de uso contínuo, o paciente é informado sobre quando pode retornar para retirar novamente.
“A receita não pode estar vencida, tem que estar atualizada, com carimbo do médico, prescrição legível, tudo certinho para uma dispensação segura. Ele vem até mim, faço o cadastro dele com o cartão SUS nessa unidade polo, faço a dispensação, com a quantidade de comprimidos, e o tipo de medicação”, explica Juliana Borges, farmacêutica responsável pela unidade da farmácia polo.
Por dia, são cerca de 30 pacientes atendidos na unidade, demanda que tem crescido nas últimas semanas à medida que mais pessoas conhecem o serviço. Entre o público atendido, uma parte considerável é composta por idosos.
Para retirar medicamentos para outra pessoa, é necessário apresentar os documentos de ambos. É o caso de Nádia Santana, que trabalha como recepcionista e é moradora do núcleo Morada Nova, que retirou medicamentos para a sogra.
“É a primeira vez que eu tomo conhecimento dessa farmácia e eu vim fazer a retirada uma vez que tem aqui. Vai ajudar a população que faz uso dessas medicações. Essas medicações não são minhas, mas eu também faço a retirada das minhas na farmácia do CEI. É de suma importância porque tem delas que são de valores acima de 100 reais e tem pessoas que não têm condições de comprar. É uma ajuda muito importante para todos os cidadãos que fazem uso dessas medicações de controle, que são caras, maior que orçamento que as pessoas têm mensalmente”, ressalta Nádia Santana.
Uma das principais vantagens do modelo da Farmácia Polo é o maior controle dos medicamentos, já que a distribuição por diversas unidades dificulta uma centralização das informações.
A Diretora Administrativa da SMS, Gisele Leite, ressalta que a farmácia polo foi pensada visando o melhor aproveitamento do serviço público e maior comodidade para os pacientes atendidos.
“Mais um serviço especializado que a Secretaria de Saúde traz para Marabá, dentro do shopping que é onde tem diversos outros serviços públicos como Estação Cidadania e Detran. O movimento de pessoas que passam por aquele local é grande, então a gente optou por fazer essa farmácia polo para a comodidade das pessoas, com um farmacêutico, que é o profissional especialista em fazer a dispensação dos medicamentos, de fazer a orientação medicamentosa. É um serviço diferenciado, que traz uma série de benefícios para a população”, afirma.
Uma informação importante é que as farmácias das unidades básicas de saúde continuarão com a dispensação de medicamentos dos programas de atenção básica.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos