Marabá em números: Em 2023, SAMU contabiliza quase 8 mil atendimentos
Registro do número de atendimentos até este momento, em 2023, destaca a importância do SAMU na resposta a emergências e no suporte vital para a comunidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um meio fundamental para chegar e atender precocemente vítimas em urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Em Marabá, o serviço atendeu 7.776 ocorrências este ano, até o momento. Estas ocorrências estão divididas entre acidentes (3.088), clínicas (4.380) e transferências (308). No que diz respeito à Central Regional de Regulação das Urgências na Região de Carajás (CRRU), responsável pelo atendimento do SAMU em 17 municípios da região, 44.698 ligações foram realizadas e encaminhadas aos serviços mais próximos das vítimas.
“O SAMU sempre tem um número de ocorrências bem elevado, seja nos acidentes ou nas ocorrências clínicas. A gente sabe que os acidentes são problemas que envolvem diversas situações, como o uso de álcool, o que pode prejudicar várias pessoas. Por isso, nós somos um órgão muito importante para toda população de Marabá. Eu costumo dizer que o SAMU chega, às vezes, no primeiro momento de sua vida ou até mesmo no último. Quando uma mulher ganha uma criança, geralmente quem faz esse atendimento é o SAMU. Assim como em acidentes, parada cardiorrespiratória, afogamento, entre outros, quem vai estar lá para salvar sua vida é o SAMU”, frisa o Coordenador médico do SAMU, Ednaldo Pereira.
Além disso, as mais de 40 mil ligações contabilizadas incluem 7.565 trotes recebidos, um número elevado prejudicial ao fluxo de atendimento do SAMU, que muitas vezes desloca equipes para ocorrências que simplesmente não existem.
“A gente fala muito da questão de que quando alguém passa um trote, há outros precisando de ajuda, mas também existe a questão de que aquela pessoa que passa o trote, um dia pode precisar de ajuda. E isso complica bastante nosso atendimento porque aquele número fica salvo na lista de trotes e nas próximas ligações a gente acaba tendo que fazer muito mais perguntas para ter a certeza de que não é ocorrência falsa, para não precisar enviar nossas equipes em vão”, orienta Lohanna Cristina Reis, Técnica Auxiliar de Regulação Médica da CRRU.
Atualmente, o SAMU conta com 85 profissionais que atuam em Marabá por regime de escala, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Dos 17 municípios atendidos, oito possuem UBS, que ficam sob coordenação da Central de Regulação em Marabá. O município conta com três bases, sendo uma em Morada Nova e São Félix, uma na Nova Marabá, anexa ao Hospital Municipal e uma na Cidade Nova, ligada à Secretaria Municipal de Saúde.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes