Saúde: SMS retoma o programa antitabagismo nas Unidades Básicas
Hoje, 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da própria Organização, o tabaco mata em torno de 8 milhões de pessoas por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, são mais de 443 mortes por tabaco ao dia.
Para ajudar as pessoas a se livrarem desse vício, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retoma o programa antitabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, haverá capacitação nos dias 7, 8 e 9 de junho em conjunto com servidores da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa).
Atualmente funcionam apenas três grupos dos programas, nas UBS’s Enfermeira Zezinha, Demóstenes Azevedo e Liberdade. A coordenadora do programa de tabagismo da SMS, Elaine Moreira, conta que a expectativa é abranger o programa para outras UBS da zona urbana e rural, mas está aguardando a chegada dos remédios, advindos do Ministério da Saúde.
Os participantes dos grupos fazem o teste de Fagerstrom que mede o grau de dependência de nicotina. Passam por consulta com enfermeira, que fazem essa avaliação do paciente. “Verificamos se vai haver a necessidade de usar adesivos ou só a palestra”, explica Elaine.
No primeiro mês é realizado o encontro em grupo, uma vez por semana, ministrado por uma enfermeira, psicólogo, terapeuta ocupacional ou médico. Após, o acompanhamento é realizado a cada 15 dias, nos primeiros 6 meses. Depois passa a ser realizado uma vez por mês durante 1 ano. “Só após esse período de 1 ano sem fumar é que o paciente é considerado livre do tabagismo”, ressalta.
Se houver necessidade do psicólogo ele é orientado e direcionado. Caso necessário o paciente também é encaminhado para as demais especialidades da rede, através do Departamento de Alta e Média, Complexidade. “Por exemplo, cardiopata, hipertenso ou diabético. Qualquer necessidade do paciente fazemos o encaminhamento”, comenta.
Para o dia 31 de maio estão previstas palestras em todas as UBS, a serem realizadas na própria recepção por enfermeiras e gerentes das UBS. Para a última semana de agosto estão previstos os eventos em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Texto: Osvaldo Henriques