SAÚDE: 53% DAS CRIANÇAS E 56% DOS ADOLESCENTES RECEBERAM ATUALIZAÇÃO DE VACINAS
Os números devem aumentar até o dia 22, quando termina a campanha de vacinação
Sábado, dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o dia D, da Campanha Nacional de Multivacinação em Marabá. A solenidade aconteceu no Centro de Saúde Carlos Barretos, em Morada Nova, mas, outros 11 centros da zona urbana e 08 na zona rural estiveram de portas abertas para atender ao máximo de pessoas entre 0 a 15 anos de idade. Além disso, a SMS manteve postos de atendimentos móveis em escolas municipais. A vacinação durou todo o dia de sábado.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Crissiana Dias, 18 tipos de vacina estão sendo ofertadas, nesta campanha, que tem um diferencial porque não há uma meta estabelecida. O objetivo é intensificar a vacinação para crianças e adolescentes, que muitas das vezes não são levadas pelos pais. Em especial crianças entre 09 e 14 anos.
Em relação ao HPV, “temos percebido que por conta da sobra de vacina que houve do HPV, o Ministério da Saúde lançou um lote de vacina que iria vencer esse ano, para que fizesse uma ampliação de faixa etária, de 15 até 26 anos, para qualquer pessoa que quisesse receber a vacina”, esclareceu à coordenadora.
No entanto, Crissiana explica que as vacinas estão ocorrendo de acordo com os lotes existentes nos postos de saúde. Em certas unidades, alguns tipos de vacina não serão mais encontrados, devido à demanda e a falta delas no próprio Ministério da Saúde. È o caso da Tetra viral, HPV (em algumas situações) e da Rotavirús.
No km.07, o Centro de Saúde Mariana Moraes sempre atende a demanda que é uma das maiores na zona urbana, o posto é referência para mais de 10 bairros da Nova Marabá.
“Estamos com 3 pontos de vacinação neste sábado, para atender todo mundo. Fora da campanha continuaremos atendendo. Com exceção da Rotavírus temos todas as vacinas aqui. Sempre seguimos o calendário do Ministério da Saúde. Também não fazemos distinção de idades, atendemos todas as pessoas que chegarem aqui, se tivermos a vacina fazemos”, ressaltou a gerente do posto, Francisca Barbosa.
Raimundo Neto levou o filho Mikael de 12 anos, para tomar a vacina contra o HPV. “É muito importante cuidar, prevenir das doenças, tenho 3 filhos e todos tem o cartão de vacina completo”, afirmou Neto.
Já Izaque também de 12 anos, estava acompanhado pela mãe, dona Ildeni Costa. Foi dela a iniciativa de leva-lo ao postinho, mas o menino sabe da necessidade da vacinação. “Eu sei que é pra ajudar na saúde da gente, eu não tenho medo”, enfatizou o menino.
A campanha deve continuar até o dia 22 de setembro, por isso, as pessoas que ainda não procuraram os centros de saúde devem levar as crianças e os adolescentes munidos do cartão de vacina para atualizar o documento.
.