Saúde: UBS José Pereira de Araújo, no bairro da Paz, realiza ação sobre diabetes gestacional
Nesta sexta-feira, 10, foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Pereira de Araújo, uma ação de pré-natal em parceria entre a Facimpa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com foco na hipertensão e diabetes gestacional.
O evento aconteceu das 8h às 11h e cerca de 25 gestantes do Bairro da Paz participaram da ação que contou com palestras, roda de conversa, sorteios de brindes, entrega de fraldas e lanches para as futuras mamães.
“O mais importante nessa programação é levarmos conhecimento para a população, que muitas vezes chegam desencontrados. Na gestação existem vários tipos de mitos e verdades. Buscamos tirar essas crendices e levar a as grávidas a fazerem o acompanhamento correto na gestação, no pré-natal, inclusive na parte alimentar”, comenta a gerente da UBS, Kelly Cortez.
Ela explica que a UBS também realiza o teste de hemoglobina glicada para identificar a diabete. Caso seja identificada, o teste é passado para o clínico geral da UBS que, se necessário, faz o encaminhamento para o especialista.
“A gente acompanha a glicemia no primeiro trimestre e faz o exame mais específico da glicose no segundo trimestre. Fazemos o exame da hemoglobina glicada também. Diagnosticada a doença encaminhamos para o Hospital Materno Infantil (HMI) que faz todo o acompanhamento da gestante”, explica o médico Carlos Augusto.
Ele também destaca que a melhor forma de prevenção e tratamento é manter a alimentação saudável e fazer exercícios físicos.
“A melhor maneira de prevenir é evitar o principal de todos, os doces, que é a diabetes adquirida através do peso e o consumo exagerado de açúcar. Mas não só o doce, o carboidrato também aumenta a grande quantidade de glicose. Ter essa dieta balanceada, principalmente rica em verduras e legumes. E se for uma gestante apta, não deixar de fazer exercícios físicos”.
Thais dos Santos Soares, 23 anos, está grávida do sexto mês de Emanuelle, que será sua primeira bebê, e conta que a palestra a auxiliou a entender mais os riscos e tirar dúvidas.
“Eu um pouco de medo e várias dúvidas. Eles fizeram o esclarecimento, inclusive sobre a questão do peso. Me falaram da importância da prevenção e de fazer exercício”, comenta.
Ela conta que faz o pré-natal na UBS desde que descobriu a gravidez “Nervosa em ser mãe pela primeira vez, mas estou feliz com o apoio e o tratamento que dão para gente. Aqui estou tendo todo o suporte para ter minha filha e não tenho do que reclamar do atendimento”, comenta a futura mamãe.
Uma das ministrantes foi a estudante de Medicina da Facimpa, Brena Caroline.
“Informamos às gestantes a respeito da importância dos exames durante esse período de gestação e as consequências da não realização. Explicamos quais devem ser realizados e quais as melhores práticas de exercício físico, alimentação. É um período delicado, mexe com muitos hormônios das mulheres, então ressaltamos também a importância do apoio e da família”, conta a futura médica.
Ela explica que a ação se desenrolou tanto com palestras, como roda de conversa para que as gestantes tirassem suas dúvidas. “Buscamos simplificar para que todas pudessem entender. Iniciamos com a palestra informativa, utilizando imagens, cartilhas, tudo bem detalhado. Mostramos uma tabela comparativa em relação ao peso por que é uma dúvida que as deixa confusas”, complementa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes