Saúde: Ação intensifica combate ao mosquito causador da dengue na Folha 31
Nesta sexta-feira, 29, cerca de 60 pessoas entre agentes de Endemias e universitários estiveram na Folha 31, Nova Marabá, em ação intensiva no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Segundo o coordenador de Endemias e Vigilância Ambiental, José Amadeu Moreira, toda a área urbana de Marabá encontra-se em médio risco para dengue e doenças correlatas a esse vetor, sendo que alguns setores se encontram no alto risco, ou seja, com infestação superior a 4% dos imóveis, sendo que o ideal seria até um por cento.
Além do trabalho in loco com fumacê e visitas domiciliares, a Coordenação de Endemias promove ações nas escolas com o propósito de conscientizar a população estudantil sobre a necessidade de combate ao mosquito, mantendo áreas limpas, sem água parada e consequente prevenção às doenças como a dengue, zika e chikungunya.
O trabalho de combate ao Aedes com apoio das Universidades Federal do Sul e Sudeste do Pará e do Estado do Pará, que cederam 22 acadêmicos dos cursos de Saúde Coletiva e Biomedicina, respectivamente.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação