Saúde: Ações extramuro nos Residenciais em Morada Nova e São Félix ofertam atendimento médico e diversos serviços
Extramuro oferta ações de saúde incluindo consultas médicas, vacinas de rotina, exames e atualização do Cartão SUS
Nesta quinta-feira, 17, a comunidade do Residencial Jardim do Éden, núcleo Morada Nova e do Residencial Magalhães, núcleo São Félix, tiveram acesso a uma série de serviços oferecidos pelo serviço ExtraMuro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As ações ocorreram nos Núcleos de Educação Infantil Maria Pereira de Sousa Nunes e Álvaro José, respectivamente.
Foram oferecidos os serviços de atendimento médico com clínico geral e de enfermagem, para crianças de 0 a 7 anos, coleta de PCCU, todas as vacinas de rotina, além de todas as doses contra Covid-19 e a bivalente para o público alvo. Houve também pesagem do bolsa família, entrega de medicação mediante receita, atualização do Cartão SUS e solicitação de hemoglobina glicada.
O gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Barreto, Francisco Lula, coordenou a ação em Morada Nova e explica que os atendimentos funcionam por demanda espontânea.
“A população que não consegue durante o dia o atendimento tem sus disponibilidade agora a noite e mais próximo deles.. A pesagem do Bolsa Família, por exemplo, é obrigatória e difícil durante o dia e as mães são obrigadas a fazer. Então, essa ação contribui muito”, destaca Francisco Lula.
Thais Raimundo Honorário da Silva, mãe de Thalis Luan, 9 meses, concorda com a afirmação.
“Moro em Morada Nova, Rua Pedro Carneiro e vim aqui para pesar o neném e para o cadastro do Bolsa Família. Foi uma iniciativa sentimental da parte deles terem pensado nisso, por que não consegui no postinho e aproveitei e vim logo hoje, vai servir para resolver meu problema”, comenta.
Raimundo Miranda, 59 anos, também aproveitou a medida para se cuidar.
“Vim medir a pressão, fazer teste rápido, ver glicose, está muito bom. Vim com minha esposa e já aproveitamos para atualizar o Cartão SUS que estava desatualizado. Primeira vez na ação, mas pretendo voltar se continuarem”, conta.
E Raimundo voltará, pois a coordenadora do Extramuro, Cinthia Pombo, explica que a ação nos residenciais passará a ser quinzenal e ocorrerá também no Residencial Tiradentes na próxima semana.
“Tivemos uma pausa no atendimento no fim do ano e retomamos hoje em dois locais. Mas teremos os manteremos os três residenciais com as ações de estratégia de saúde. Atendendo essa população que tem crescido muito”, ressalta.
Ela explica também que a divulgação das ações foram feitas pelas escolas, postos de saúde e através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Toda a comunidade se envolveu e por isso temos bastante público”, completa.
Márcia Alves, 49 anos, aproveitou para levar os dois netos para consultar.
“Achei muito boa a medida, aqui nós estamos cuidando da saúde e ficamos felizes toda vez que tem essa prioridade para o povo que mora aqui, estou achando muito bom”, comenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathalia Costa