Saúde: Atendimento no SAE/CTA segue as normas sanitárias
De acordo com dados epidemiológicos do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA, entre janeiro e dezembro de 2020, o centro diagnosticou 238 novos casos de HIV, 321 de sífilis e 47 de hepatites B e C. Nos casos de HIV e Hepatites virais, a maioria dos novos registros se deu entre os homens, enquanto os sífilis predominou o público feminino.
A pandemia não afetou os atendimentos da unidade, referente às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), tendo sido necessário reorganizar o fluxo interno, conforme os protocolos sanitários municipal e estadual. Mesmo com a redução no número de pessoas que utilizaram os serviços do SAE/CTA em 2020, os dados epidemiológicos foram ainda expressivos.
“Tivemos suporte do Estado no fornecimento de medicações antirretrovirais pra atender uma dispensa por 90 dias, em casos de clientes em seguimento de tratamento e 60 dias para outras situações, como por exemplo, em casos novos”, ressalta a coordenadora do SAE/CTA, Katiane Chaves.
Atendimento
O usuário do serviço ao chegar ao SAE/CTA passa por uma triagem e é acolhido de acordo com a necessidade especifica. Posteriormente, passa pelo aconselhamento através de uma equipe multiprofissional entre psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
Após o aconselhamento, a pessoa é encaminhada para a coleta no laboratório da própria unidade, afim de realizar os exames sorológicos, cujo resultado é fornecido em 10 dias úteis e para testagem rápida, quando necessário, o resultado pode ser entregue no mesmo dia.
A entrega dos resultados dos exames é realizada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde. O resultado do exame é confidencial e apenas o cliente tem acesso ao seu próprio resultado mediante a apresentação de cartão de aprazamento e documento oficial com foto.
A partir disso, quando o resultado de exame é reagente (positivo) para IST’s, essa demanda é absorvida na própria unidade e a pessoa é assistida por profissionais capacitados entre clínico geral, infectologistas, ginecologistas, pediatras, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e assistente sociais.
Diante de um resultado de exame não reagente (negativo), a pessoa também passará por um aconselhamento pós-teste, com esses profissionais.
O SAE/CTA também disponibiliza os medicamentos que compõem a PEP – Profilaxia Pós-Exposição – utilizados em situações de pessoas expostas à violência sexual, acidentes ocupacionais e exposição de risco, como rompimento de preservativo. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, a PEP só pode ser realizada em até 72 horas após as exposições descritas.
No ano passado, foram realizados 5.225 atendimentos pelos serviços do SAE/CTA. A maioria formada por gestantes em exames que compõem o pré-natal. Atualmente, o centro atende diariamente entre 50 e 70 pessoas.
Ações
O SAE/CTA possui na programação o “CTA Itinerante”, que atua na promoção, prevenção, orientação e diagnóstico precoce das IST’s, através da testagem rápida para HIV, Hepatites B, C e Sífilis, realizados em pontos estratégicos da cidade. Em março de 2021, o CTA Itinerante realizou ações no CRAS Bela Vista, rotatória do KM 6, São Félix II e Feira da Folha 28.
“Essas ações são importantes para diagnóstico precoce, encaminhamentos e tratamento imediato das IST’s, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, no sentido de evitar o agravamento do quadro de saúde dos clientes e proporcionar uma boa qualidade de vida”, pontua Katiane Chaves.
O SAE/CTA também realiza palestras de sensibilização em relação às IST’s, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais nas instituições públicas e privadas, como escolas, empresas e eventos em geral, fornecendo insumos de prevenção, preservativos e informativos. Atualmente, as palestras estão suspensas devido à pandemia.
O centro é referência para o atendimento do 11° Centro Regional de Saúde Pública composto por 21 municípios, atendendo demandas de municípios vizinhos e outros.
“No contexto atual é importante manter todos os cuidados de prevenção contra a covid-19, ainda assim, os cuidados de prevenção às IST´s, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais não podem ser negligenciados. O diagnóstico precoce é um ponto importantíssimo, porém a prevenção é prioridade e salva vidas” finaliza a coordenadora.
Serviço
O SAE/CTA fica localizado na Travessa Santa Terezinha, S/N, Núcleo Marabá Pioneira, ao lado do Hospital Materno Infantil e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação