SAÚDE: BAIRRO DA LIBERDADE RECEBE MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA
O Centro de Saúde “Emerson Caselli”, no bairro Liberdade está sendo a base da Semana da Saúde Visual, promovida pela ONG B’nai Shalom Mashiach (Filhos da Paz do Messias), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Governo do Estado, por meio do Vice-Governador Zequinha Marinho.
No mutirão, até esta terça-feira, 29, mais de 2 mil pessoas já haviam sido atendidas. De acordo com o coordenador da ONG e palestrante, David Ayslan, a meta é atender cerca de 7 mil pessoas somente nesta ação que encerra na próxima sexta-feira, 01/09.
“É uma ONG judaica, nós trabalhamos no Brasil inteiro e aqui no Pará já trabalhamos em mais de 90 cidades. É uma forma de retribuir ao nosso próximo tudo que Deus nos dar, então a gente retribui através do nosso conhecimento, da nossa profissão” enfatiza o David Ayslan.
Ele explica ainda que o primeiro momento é apenas de triagem, mas na próxima semana, as pessoas devem passar pelos exames clínicos (Fundo de olho, Tonometria (para saber se a pessoa tem Glaucoma, pressão baixa nos olhos), Retinografia e Refração. No caso de pacientes com Glaucoma, os medicamentos serão doados. Quanto aos pacientes com necessidades de cirurgia, estes serão encaminhados para o hospital da ONG que será inaugurado em Belém, até o fim do ano.
Seu José Araújo, 59 anos, ouviu falar da ação e se apressou para tentar a cirurgia. “ O meu médico disse que eu não precisava mais de óculos, tinha de ser cirurgia, então eu vim. É uma coisa muito boa para Marabá”, ressaltou ele.
Antônio Edevaldo, usa óculos por mais de 10 anos, e está com o dispositivo vencido há 4 meses. Ele conta que as condições financeiras não estão favoráveis, por isso, o mutirão chegou em boa hora. “A minha expectativa de melhorar a situação é só no próximo ano, para ir consultar, aí apareceu uma oportunidade como esta. O atendimento está bom é até melhor que o particular”, destacou o jovem de 29 anos.
A coordenadora da Regulação da SMS, Cibele Bargman, disse que o mutirão pode chegar a 15 mil atendimentos. É que a ONG já realizou 6 mil a semana passada, no Centro de Especialidades, na folha 31. As prioridades são para aqueles pacientes regulados e usuários do SUS. “A demanda estava grande, e a ONG nos procurou. A secretaria está dando todo o apoio e estrutura, para a realização do evento, além de organizar as filas”, observou a coordenadora.
As senhas são entregues sempre pela manhã. Por dia, são atendidas cerca de 1.000 pessoas. Daqui há duas semanas, a ação deve acontecer também no núcleo São Felix.
Luivon Matos, assessor do vice-governador do estado, Zequinha Marinho, acompanha a ação por onde ela acontece. Ele revela que outros municípios serão contemplados, o próximo da lista será São Domingos do Araguaia. “Nenhum projeto dessa grandeza seria possível, sem apoio, então agradecemos muito a parceria da Prefeitura de Marabá”, afirmou o assessor.