Saúde: Bairro São Félix recebe atendimento na nova UBS Amadeu Vivacqua

A recém-nascida Geovana Pereira e a mamãe Silvana Santos Pereira Conceição comemoram a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Amadeu Vivacqua que está disponível para a comunidade do Bairro São Félix. Todo acompanhamento da gestação foi feito no antigo prédio e, agora, Geovana poderá continuar sendo atendida em um espaço mais amplo, aconchegante, com melhor estrutura. “Fiz todo pré-natal na UBS antiga e agora que ela nasceu vim fazer o teste do pezinho e o cartão SUS. A diferença é bem grande. Melhorou bastante, é outro ambiente, com bom atendimento, estão de parabéns”, conta.

Mamãe Silvana e a filha Geovana

O novo prédio da UBS Amadeu Vivacqua começou a funcionar no final de abril e dispõe de quase o dobro do espaço físico. Ganhou um consultório a mais, uma sala de procedimentos com quatro boxes e quatro leitos, um Centro de Material de Esterilização (CME), centro de regulação, auditório e três novos banheiros, sendo um adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Além disso, a UBS possui uma copa e uma farmácia mais ampla para os funcionários trabalharem, regulação e sala de triagem. “Ao todo temos agora cinco consultórios, sendo que três deles possuem banheiro. São cinco banheiros abertos ao público. Nosso estrutura era adaptada e era complicado atender os usuários, agora trabalhamos com gestão de tempo. O espaço físico nos deu autonomia para fazer isso”, acrescenta Herson Junior, gerente da UBS Amadeu Vivacqua.

Herson Júnior, gerente da UBS

Em breve, a UBS terá dois consultórios odontológicos. O novo espaço possibilitou mais conforto também para os funcionários. “As novas dependências proporcionam para nós hoje uma melhor qualidade de trabalho. Primeiro porque trabalhamos em um local mais seguro, com os móveis planejados. Possibilita postura maia adequada para render mais como profissional. Faço parte da unidade desde 2016 e fiquei muito agradecido quando entrei e puder ver minha sala. Um novo ambiente, mais acolhedor”, disse o auxiliar administrativo da UBS Manoel Antônio de Moura Lima.

Auxiliar administrativo Manoel Antônio

Atualmente são feitas diariamente cerca de 20 consultas por cada um dos três médicos da unidade. A equipe conta também com três enfermeiros, oito técnicos em enfermagem e 17 Agentes Comunitários de Saúde. “Em parceria com a Saúde da Mulher, realizamos testagem rápidas para Hepatites virais, Sífilis e HIV. Temos a coleta do PCCU, acompanhamento de programa de Hanseníase, Tuberculose. Fazemos os exames neurológicos e contamos com a regulação pra intermediar qualquer tipo de exame que for solicitado pelos profissionais”, comenta Herson Junior.

A UBS também faz a atualização e emissão do Cartão SUS durante o período da manhã, cadastro do Passe Livre Municipal e Interestadual. “Com o novo espaço físico, após esse período difícil de pandemia, pretendemos reativar programas como o de antitabagismo, planejamento familiar e outras a atividades que estão suspensas por causa do distanciamento social. Hoje o planejamento familiar é feito individualizado, através das consultas”, completa o gerente.

A responsável pela farmácia da UBS, Maria Joana Conceição, explica que a demanda aumentou no novo local. “Ficou melhor para nós profissionais e para população em geral. Cresceu a demanda dos atendimentos e a de medicamentos também aumentou. Ficou mais fácil organizar os medicamentos, com mais rapidez para o atendimento”, completa.

Reponsável pela Farmácia, Maria Joana Conceição

Veja outras fotos: 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio 

Acessibilidade