SAÚDE: CAI O NÚMERO DE DOENÇAS PROVOCADAS POR VETORES EM MARABÁ
As doenças provadas por vetores, a exemplo da dengue e leishmaniose visceral, estão em baixa em Marabá. Mesmo diante de um período de chuvas rigoroso, próprio à proliferação de mosquitos, as ações de endemias conseguiram manter baixo o índice de insetos como o Aedes aegypti e mosquito palha, que na média, compatíveis com os números preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), resultou em menos doenças provocadas por esses vetores neste primeiro semestre.
Segundo Amadeu Moreira, coordenador de Endemias e Vigilância Ambiental na Secretaria Municipal de Saúde, desde 2017 foram intensificadas as ações de combate ao Aedes, especialmente nos pontos de maior prevalência do mosquito, conforme levantamentos periódicos. No último Lira – Levantamento do Índice Rápido do Aedes – poucos pontos apresentaram percentuais acima da média, dentre eles a Folha 8, com presença de criadouros em 11% das residências e o Km-7, com 8% das casas com larvas do mosquito da dengue.
Quanto ao mosquito palha, também conhecido como birigui, o combate é feito por bloqueio, com borrifações residenciais, nas áreas onde ocorrem casos de leishmaniose visceral em cães ou humanos. O trabalho tem surtido o efeito desejado: em 2016, houve quatro óbitos humanos por leishmaniose visceral em Marabá; duas mortes confirmadas em 2017 e, este ano, até hoje (06 de junho), uma morte suspeita em consequência desse agravo.
Quanto às ações futuras, o coordenador de Endemias, reuniu na tarde de ontem (06) com vários setores para definir a programação da Semana de Combate à Leishmaniose, prevista para acontecer no período de 07 a 10 de agosto.
Na próxima sexta-feira (08), na Folha 7, Nova Marabá, mais uma ação de combate ao Aedes aegypti será feita, com visitas domiciliares, eliminação de criadouros de mosquito com larvida, controle químico com fumacê, palestra nas escolas e limpeza daquele setor.
As ações da Coordenação de Endemias contam com a indispensável parceria do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), que fornece homens e máquinas para retirada de entulho e limpeza de ruas.