Saúde: Campanha de vacinação antirrábica já imunizou 27 mil animais
A campanha finaliza no próximo dia 22 de outubro, mas a vacinação continua no Centro de Controle de Zoonoses.
De casa em casa, de porta em porta, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fazem um trabalho de mutirão para atingir a meta de 35 mil cães e gatos vacinados contra raiva animal em Marabá. Até esta terça-feira (19) já foram imunizados 27.117 animais, sendo 16.019 cães e 11.098 gatos.
A estratégia de sair de casa em casa teve boa aceitação e as equipes do CCZ já percorreram todos os núcleos urbanos. As equipes também realizaram mutirão na zona rural de Marabá.
A campanha está prevista para finalizar na próxima sexta-feira, dia 22, mas de acordo com o médico veterinário, Flávio Ferreira da Silva, Coordenador do CCZ, os donos de cães poderão se dirigir até ao Centro de Controle de Zoonoses, na Avenida 2000, para imunizar seu animal durante o período fora das ações da campanha.
“A vacina antirrábica é anual, uma única dose imuniza o animal. Então é importante não perder os prazos. A melhor forma de prevenção da raiva é a vacinação, só assim, se o animal entrar em contato com a raiva ele não será acometido e nem será transmissor”, ressalta Flávio Ferreira da Silva, médico veterinário do CCZ.
A dona de casa Ticiana Assis Silva, aproveitou a campanha de porta em porta para vacinar seu cão e proteger também a família. “Acho muito importante essa campanha de casa em casa porque nem sempre podemos levar nossos cães aos locais de vacinação e a imunização do cão é proteção também para a família por isso é importante vacinar”, disse dona Ticiana.
Raquel Gomes Conceição, também aproveitou a campanha e imunizou sua gata. “Ela tem seis meses com a família e já faz parte de nossa vida. E é sempre bom cuidar da saúde de nossos animais domésticos. Aqui em casa só temos um, mas logo já íamos procurar para vacinar. Como a equipe já está aqui na rua resolvi então aproveitar a oportunidade”, comentou.
A comerciante Elenice Reis, estava feliz da vida com a imunização da gatinha de estimação. “Agora minha gatinha está imunizada, é um alívio, pois ela é minha companhia diária”, disse.
Oficialmente a campanha de vacinação contra a raiva animal em Marabá teve início no último dia 20 de setembro e se estende até o dia 22 de outubro, sendo que as equipes continuarão os mutirões na zona rural do município. Os animais aptos para se vacinar devem ser saudáveis e ter a partir de 3 meses de idade.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação