Saúde: Campanha de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta-feira (29)

O reforço vacinal orientado pelo Ministério da Saúde para a faixa etária de 20 a 29 anos, iniciado em 18 de novembro, encerra na próxima sexta-feira, 29 de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Sabrina Acioly, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, após o encerramento da campanha, para efeito de contagem na faixa etária especificada, a partir de segunda-feira, 02 de dezembro, as portas das UBS continuam abertas para vacinação, com toda a grade de imunobiológicos preconizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) disponível, em cumprimento ao calendário, que inclusive estipula obrigatoriedade da vacina contra sarampo para a faixa de 12 meses a 49 anos.

Ainda de acordo com Acioly, a população mais vulnerável para a doença no momento são crianças de seis meses a cinco anos e adultos de 20 a 29 anos. Por isso, aqueles que não têm comprovante da vacinação podem se vacinar, desde que estejam na faixa etária exigida pelo SUS.

Não há uma meta de vacinação a cumprir para a faixa de 20 a 29 anos. No entanto, é exigido um quantitativo para à faixa etária de 12 meses a 23 meses e 29 dias, devendo a primeira dose acontecer aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, que o município deve cobrir o mínimo de 95% de cerca de 4,76 mil crianças. Até este mês, o total anual vacinado nessa faixa supera um pouco os 90% do estipulado.

Sarampo em Marabá – Pelo menos duas pessoas tiveram a doença confirmada em Marabá, enquanto outros 11 indivíduos foram diagnosticados com suspeita da doença, sem registro de óbito. Os casos suspeitos seguem em investigação.

Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade