Saúde: Campanha Janeiro Roxo realiza ação na UBS Hiroshi Matsuda
Nesta quarta-feira, 23, em sequência à Campanha Janeiro Roxo de combate à hanseníase em Marabá, as ações se desenvolvem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda, com palestra aos pacientes e atendimento.
Segundo Arithana Barros Silva, coordenadora de Doenças Crônicas na SMS, durante a palestra foi destaque a forma de transmissão da hanseníase e respectivo tratamento. Vale ressaltar que a doença é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e transmitida pelo sistema respiratório quando ela fala, tosse ou espirra. Os principais sintomas são manchas e alteração de sensibilidade na pele.
Em cumprimento estratégia da campanha, que preconiza um Dia “D” em cada UBS, nesta quinta-feira será a vez do Posto de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, Nova Marabá, e na Vila Canaã, também conhecida como Sororó.
Ainda de acordo com Arithana, por ser o mês de janeiro destinado a intensificação do combate à hanseníase, as UBS’s atenderão em todos os dias úteis as pessoas com manchas sintomáticas da doença, sem necessidade de agendamento prévio.