Saúde: Campanha Julho Amarelo inicia com programação no Cine Marrocos
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, a abertura da campanha Julho Amarelo, cujo objetivo é a prevenção das hepatites virais. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
A campanha se estenderá durante o mês de julho com ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horário noturno e na praia do Tucunaré, com testagem e distribuição de preservativos.
O SAE/CTA dispõe de um programa voltado para o atendimento e monitoramento das hepatites virais com equipe multidisciplinar capacitada para realizar o acompanhamento dos pacientes, bem como a dispensação de medicamentos.
“Nós aproveitamos para chamar atenção da população em geral em relação à importância da prevenção das hepatites virais. Por ser uma patologia silenciosa, a pessoa precisa realizar a testagem para então identificar o seu status sorológico”, pontua Katiane Chaves, coordenadora do SAE/CTA.
Geralmente, as Hepatites Virais B e C são doenças silenciosas. Entre os sintomas estão: cansaço, fadiga, icterícia, inchaço abdominal e outros. Por isso a importância da prevenção.
“Quando a gente fala de vigilância, prevenção e promoção da saúde, em especial no Julho Amarelo, quando a gente fala de hepatites, a gente vê por exemplo alguns dos nossos indicadores. Isso significa o bom trabalho de todos os colaboradores. Para o nosso município é muito satisfatório a gente ver um estabelecimento de saúde referência e isso mostra à nossa população o quanto de trabalho o CTA vem desenvolvendo. Que nesse mês a gente ultrapasse os nossos indicadores que são ótimos”, ressalta a secretária adjunta de saúde de Marabá, Mônica Borchart.
Para a diretora da Atenção Básica da SMS, Sheila Macêdo, é importante a participação das UBS na campanha por estarem mais perto das pessoas e poderem realizar o trabalho de conscientização por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.
“A importância de desenvolver esse trabalho dentro da atenção básica é justamente a prevenção. Então, desenvolver essas ações com objetivo de alcançar o público de uma forma geral e o ACS tem papel fundamental nisso, a equipe de estratégia de saúde da família também, tanto que a partir do dia 1º ao dia 15, as unidades básicas estarão com horário estendido justamente para atender a prevenção das hepatites virais”, reitera.
A cerimônia de abertura contou com a participação de diversas entidades da sociedade como representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, Conselho Municipal de Saúde, estudantes da área de saúde e outros.
Quem participou da abertura foi a estudante do curso técnico de enfermagem, Rayane Pereira Xikrin, de 29 anos. Para ela, enquanto estudante da área da saúde, a programação ajuda a compreender mais sobre a doença. Ela também compartilha que ficou mais atenta com a própria saúde.
“Agregar no meu conhecimento, conhecer mais sobre a doença e a prevenção à hepatite, testagem, transmissão e o tratamento. Vai ser uma honra tratar, ajudar o paciente para que seja curado da doença. Antes de eu ser técnica, algumas pessoas que falavam da doença, mas eu não ia muito no CTA. Agora não. Eu faço sempre meus exames e vou ao CTA”, explica a estudante.
A abertura contou com palestra sobre a importância do Julho Amarelo e apresentação dos serviços ofertados pelo SAE/CTA. Na programação cultural, teve apresentação da banda municipal da Fundação Casa da Cultura e de dança do grupo Pérola Castanheira formado por funcionários e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Confira a programação da campanha Julho Amarelo aqui.
Link: https://maraba.pa.gov.br/cta-sae-campanha-julho-amarelo/
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio