Saúde: Campanha de multivacinação continua, aproveite para se imunizar
Para garantir sua imunização contra Covid-19, Sarampo e Gripe (Influenza) tem mais um local para se vacinar durante essa semana. De segunda-feira (6) a sexta-feira (10) é realizada uma campanha de multivacinação no Partage Shopping. A vacinação ocorre das 12h às 18h.
O professor Flaviano Pereira foi um dos que aproveitou a campanha para se vacinar contra gripe e tomar a 4ª dose contra Covid-19 nesta quarta-feira (8). Ele conta que perdeu a irmã durante a doença e que chegou a ser internado no início da pandemia quando contraiu o vírus.
“Por isso recomendo que tem que se prevenir. Na minha família todos tomaram. Vacinar as crianças, porque não queremos ninguém nas escolas com Covid. Tive 60% do pulmão comprometido e reforço a necessidade de se prevenirem, pois as vacinas estão aqui para isso”, comenta Flaviano.
Em relação à Covid-19, todas as doses estão disponíveis, com exceção da segunda dose de Pfizer.
Edna Lopes e sua neta Manuela Palha também aproveitaram a campanha para se vacinarem. Enquanto a avó tomou a vacina para gripe e a 4ª dose, a netinha aproveitou a liberação da 3ª dose para o público de 12 anos ou mais e garantiu a sua. “Achei melhor me vacinar do que pegar a doença. Pode ter algum efeito colateral, mas é melhor sofrer por um dia do que por vários, ou quem sabe até ter algo pior”, comenta a menina.
Edna também reforça o pedido. “Pelo amor de Deus, vamos vacinar. Já temos mais de 2 anos nisso e parece que não aprendemos nada. Vamos nos prevenir e nos livrar logo desse vírus”, reitera.
Todos acima de 12 anos (inclusive idosos, profissionais de saúde, profissionais de segurança, gestantes e professores) são o público-alvo da vacinação contra a Covid-19. Lembrando que a 4ª dose está disponível apenas para profissionais de saúde e pessoas com mais de 50 anos, que tenham quatro meses da terceira dose.
UBS
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão disponibilizando a vacina contra gripe, influenza e Covid-19. A vacinação contra o sarampo é voltada para crianças acima de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde.
Enquanto vacinação contra a gripe tem como público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, professores, membros das forças de segurança e forças armadas. Pessoas com doenças febris recomenda-se adiar a vacinação até a resolução.
Por isso, a aposentada Raimunda de Araguaia, 81 anos, foi garantir sua. Já imunizada contra Covid-19, esteve na UBS Hiroshi Matsuda para tomar a sua vacina contra a Influenza. Ela garante que toma todos os anos e não sente efeitos colaterais. “Nem na do covid-19, nem na da gripe. Recomendo”, comenta a senhora.
Segundo a técnica em enfermagem Sara Vilarins que atua na sala de vacinação da UBS Hiroshi Matsuda a demanda tem crescido com o advento da campanha.
“Nos últimos dias teve um bom crescimento, ainda bem. É importante que as pessoas se vacinem. Tem muitas viroses atacando e tanto a vacina para Influenza quanto a tríplice viral, que é a do sarampo, ajudam a proteger você”, reforça.
O gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Dilceu Barroso, também faz questão de repetir o pedido. “É importante, houve uma época que procuravam bastante e depois veio a queda. Que venham, que completem seu esquema vacinal, que ajudem a gente a proteger vocês. A melhor forma de cuidar da saúde é prevenir”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: