Saúde: Campanha Novembro azul supera meta com 1.212 coletas de PSA

(4 de dezembro de 2020)

Mesmo em meio a pandemia, a equipe conseguiu de forma positiva atrair os homens para as unidades, a fim de procurar atendimento, contando também com coletas em horário noturno.

Com o slogan “Homem que se cuida é homem de atitude”, a campanha Novembro Azul fechou parcialmente, até quarta-feira (2), o quantitativo de 1.212 coletas de PSA (Antígeno Prostático Específico), superando a meta de planejamento. A campanha tem como objetivo a promoção e prevenção do câncer de próstata, bem como a importância da alimentação em todo o contexto para o público masculino.

A coordenadora do Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Helane Moreira, afirmou que os homens nesta campanha se mostraram mais interessados em buscar atendimentos e cuidados com a saúde. “Tivemos uma grande demanda em nossas unidades básicas, 1.212 coletas de PSA, em parceria com o Lacem (Laboratório Central Mizulan Neves Pereira), e isso foi possível porque nós conseguimos no nosso planejamento almejar algo positivo que foram os atendimentos noturnos, foi de grande valia, principalmente na questão das coletas”, afirma a coordenadora, que agradeceu a colaboração de todos na campanha.

Helane Moreira avalia que mesmo em meio a pandemia, a equipe conseguiu de forma positiva atrair os homens para as unidades, a fim de procurar atendimento. “Com tudo isso, verificamos que a máxima ‘homem não gosta de ir ao médico’ não é verídica, os homens de Marabá estão buscando as Unidades Básicas de Saúde, para atendimento”, contata a coordenadora do Programa Saúde do Homem, complementado que agora a equipe começa a colher os frutos em relação a detecção precoce do câncer.

Trata-se de estratégias usadas na parte preventiva e de promoção da saúde do homem no município e que fazem toda diferença em relação ao cuidado com o homem do município. A coordenadora do Novembro Azul almejou que em 2021 os números possam aumentar ainda mais. Vale lembrar que esse índice em relação à saúde do homem não é somente em relação ao câncer de próstata, mas a qualidade do atendimento e dos exames e as detecções precoces de todos os tipos de câncer. “E que Marabá venha a somar com tudo isso, para ganhar mais saúde para os homens do município”, sublinha ela.

No Novembro Azul os homens têm direito à consulta médica, exames para detectar o câncer de próstata, encaminhamentos para especialistas, caso necessário e ainda testes rápidos (HIV, Hepatite Virais e Sífilis).

Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio