Saúde: SMS realiza múltiplas campanhas de vacinação no município
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) iniciou as campanhas de vacinação contra Sarampo e Gripe, enquanto dá continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19.
Nesta fase inicial, a vacinação contra o sarampo, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde, visa atender os profissionais de saúde. A partir de maio, novos grupos prioritários serão atendidos, iniciando com a busca ativa por crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal em 95% do público-alvo para a erradicação da doença.
Na campanha de vacinação contra a gripe, a SMS está imunizando inicialmente os profissionais de saúde e idosos. A partir do dia 4 de maio será destinada às crianças de seis meses a cinco anos de vida e demais grupos como gestantes, puérperas, professores, caminhoneiros, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, motoristas e cobradores, forças armadas e forças policiais, corpo de bombeiros e guarda municipal.
O casal Maria do Carmo e William Leão são casados há cinquenta anos, foram juntos à Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante, no bairro Novo Horizonte, para tomarem a quarta dose do imunizante contra a Covid-19 e aproveitaram também para a imunização contra a gripe.
“Estou contente. Foi terrível (a pandemia). Lá em casa tivemos cinco (pessoas com a doença) em um mês. Fevereiro do ano passado a gente passou mal na fita, mas graças a Deus eu já aprendi a conviver com a doença. Antes eu tinha horror até de uma sacola que eu colocava a mão. Hoje já aprendi porque eu acho que isso não vai acabar nunca”, ressalta a aposentada de 67 anos.
Bastante animado, o esposo dela compartilha o sentimento sobre esse momento. “Estou satisfeito, cumprindo a minha meta de ver se eu fico mais uns dias vivo. Eu acho que essa vacina está valendo, ou não? Bom demais! Foi muito ruim enfrentar a pandemia. A gente passou momentos bem complicados na vida, mas estamos vencendo. Eu já estou na hora de morrer mesmo, mas ainda quero escapar ao menos para 100 anos. Minha meta é essa, ver se essa vacina me segura para os 100 anos”, pontua o idoso de 73 anos.
Apesar do interesse do casal pela quarta dose do imunizante contra a Covid-19, no município, apenas 1.116 doses foram aplicadas até o momento. Em relação à primeira dose foram 182 mil pessoas que receberam a vacina. Na segunda dose, o número caiu para 130 mil. Já a terceira dose foi aplicada em apenas 25 mil pessoas.
Atualmente, o município está sem imunizantes da Astrazeneca e Pfizer para 2ª e 3ª doses, mas a SMS já realizou o pedido junto ao Governo do Estado e a previsão é que os novos lotes cheguem nos próximos dias. Os imunizantes da Janssen e CoronaVac estão disponíveis. A quarta dose já está disponível para idosos, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas.
“A população precisa buscar a vacina quando está disponível, não esperar quando a necessidade chega. A população não vai buscar a vacina no período correto, que é onde está tendo nossa defasagem em relação a nossa taxa de cobertura”, alerta o Diretor de Imunização da SMS, Fernando Gomes.
“Convidamos a população a comparecer às UBS´s para se imunizarem totalmente. Hoje temos as campanhas da Influenza, do sarampo e da Covid. Pessoal, vamos nos prevenir, colocar a família em proteção total, proteger a pessoa que você gosta”, reitera o Diretor de Imunização Fernando Gomes
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: