Saúde: Departamento de Endemias realiza capacitação aos agentes para ampliar combate ao Aedes Aegypti
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) participaram de uma capacitação na manhã do dia 6, no auditória da Secretaria Municipal de Educação (Semed) . O encontro proporcionou o fornecimento de informações claras e objetivas acerca do novo larvicida, utilizado no combate ao mosquito da dengue. Os agentes são responsáveis pelas vistorias de residências, terrenos abandonados e objetos que podem acumular água. A aplicação do produto deve ser feita de forma correta para que o resultado seja potencializado, na eliminação dos focos. A coordenadoria de endemias, responsável pelo levantamento dos casos de doenças como Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, verificou alguns casos de dengue em Marabá nos três primeiros meses de 2022.
Para potencializar o combate a endemias, um novo veneno é utilizado. O Natural DT é o novo larvicida usado pelos agentes comunitários de endemias. “O Ministério da Saúde trocou o larvicida, devido ao mosquito ter ficado mais resistente ao produto antigo”, explica Amadeu Moreira, Coordenador do Departamento de Endemias.
A capacitação teve a duração de três horas e todos os ACE’s estiveram presentes. “A capacitação é muito importante, pois os agentes têm o contato direto nas casas e precisam conhecer bem o produto”, ressalta Amadeu.
Márcia Silva é supervisora de grupo e diariamente está nas ruas fazendo vistoria e em cada casa que passa, orienta os moradores a manterem o local sempre limpo e nada de deixar água parada. “Todos os dias visitamos as casas e sempre encontramos focos, atualmente estamos visitando as casas da Folha 33, o problema é que as vezes não temos acesso a algumas moradias que apresentam resistência a vistoria.”, afirmou a supervisora.
No último apontamento do Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) foram registrados focos em todos os bairros de Marabá. O núcleo da Cidade Nova, especificamente o bairro Bela Vista foi notificado com o maior número de casos de proliferação do mosquito. Com a utilização do novo larvicida, a expectativa é que o mosquito seja eliminado de uma forma mais eficaz.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Wilielton Cardoso
Galeria: