Saúde: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) completa 18 anos com mais de 1800 atendimentos por mês
O Centro de Atenção Psicossocial Castanheira comemorou neste sábado, 22 de outubro, 18 anos de atividades. Desde 2019, o CAPS ganhou uma nova sede mais ampla que proporcionou o aumento no número de atendimentos e acolhimentos. Na ocasião, a equipe de servidores fez um encontro com várias apresentações culturais que incluíram carimbó com Pérola Castanheira, coral e aula de dança com a professora Tarcila Lima. Logo após foi oferecido um lanche coletivo aos usuários.
Com 55 profissionais, entre auxiliares, técnicos de enfermagem, psicólogos e psiquiatras, o centro atende hoje cerca de 1800 pacientes por mês de forma gratuita através da rede SUS.
Os atendimentos vão desde acompanhamento de casos até de acolhimento em tempo integral para eventos mais graves de saúde mental, com distribuição gratuita de medicamentos aos pacientes.
O CAPS atende pessoas a partir de 14 anos com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. O serviço tem portas abertas, não necessita de encaminhamento e funciona 24 horas, incluindo finais de semana e feriado.
Texto: Secom
Fotos: Divulgação