Saúde: Caps II é indicado ao prêmio nacional de boas práticas e inclusão em Saúde Mental
Trata-se de uma iniciativa da Câmara dos Deputados para reconhecer o trabalho de pessoas e instituições que promovam políticas de respeito integral às pessoas em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.
O Centro de Atenção Psicossocial – Caps II Marabá – recebeu indicação para concorrer ao prêmio Nise da Silveira, de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental. A partir deste ano, a premiação será concedida pela Câmara dos Deputados a cinco personalidades, pessoas físicas ou jurídicas, que se destacarem em ações de promoção da saúde mental. A honraria do Caps II foi indicada pelo deputado federal Airton Faleiro do PT (Partido dos Trabalhadores).
O Centro de Atenção Psicossocial de Marabá trabalha em prol da reinserção do usuário em sofrimento psíquico na sociedade como um todo. De acordo com Eliete da Conceição Souza, artesã que presta serviço para o Caps há 15 anos, foi enviado à Câmara dos Deputados um texto com fotografias descrevendo todo o trabalho do Centro, durante o período de inscrição. “A partir daí foi analisada toda documentação e onde surgiu a indicação para o prêmio”, detalha Eliete da Conceição.
Atualmente o Caps II trabalha com grupos de expressão corporal, teatro, oficina de pintura a mão livre e desenho, grupos e oficinas terapêuticas realizadas por todos os profissionais que trabalham no Caps, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem, artesãos e psicólogos.
O Caps II atende no total (contabilizando com Marabá e região) cerca de seis mil usuários cadastrados, por semana aproximadamente 200 estão em atividades no Centro. As atividades são oficinas de artesanato, grupos operativos, psicoterapia ministrado por psicólogos, entre outras atividades diversas que são feitas por assistentes sociais.
Há também um trabalho voltado às famílias dos usuários do Caps II, os chamados grupos familiares. Eles são orientados por assistentes sociais de como funciona o tratamento para o usuário. Além disso, existe o grupo de redução de danos, que trabalha a conscientização e consciência crítica do uso com relação aos malefícios e consequências de substâncias psicoativas (álcool e demais drogas).
Está previsto para agosto o resultado do “Nise da Silveira” e a entrega do prêmio ocorre em outubro, em referência ao Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro.
O que é prêmio?
O prêmio refere-se a homenagem a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Desde sua formação, ela condenava tratamentos como o confinamento em hospitais psiquiátricos e o eletrochoque.
Na honraria, cada deputado pode indicar uma pessoa física ou jurídica. No caso do Caps de Marabá, a indicação partiu do deputado federal Airton Faleiro (PT), os agraciados serão escolhidos por um conselho deliberativo, integrado pelo presidente da Câmara, pelo segundo-secretário e por dez membros titulares da Comissão de Seguridade Social e Família.
Texto: Emilly Coelho