SAÚDE: CAPS PREPARA AGENTES MULTIPLICADORES PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
Cerca de 60 pessoas participaram da Capacitação denominada de “Suicídio: falar é a melhor solução”, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a coordenação de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde e do 11º Centro Regional da Sespa. O treinamento teve o apoio do Exército Brasileiro e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa, por meio do curso de Psicologia.
O evento que aconteceu na sexta-feira (24), teve como objetivo treinar profissionais para lidar com pessoas que tem ideias suicidas e assim reduzir os índices na região. Ao mesmo tempo, a ação dá o pontapé inicial ao calendário de ações do CAPS, para a campanha “Setembro Amarelo”, que inicia no próximo mês visando a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.
Adriana Tabata, coordenadora do CAPS, ressalta que além da equipe do centro, a capacitação envolveu ainda profissionais de outras áreas, como os Centros de Referências de Assistência (CRAS e CREAS), Hospital Materno Infantil e Hospital Municipal, além da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do Hospital de Guarnição e de outros 10 quartéis da cidade.
“Quanto mais gente nós atingirmos com o serviço, ficará melhor para alcançarmos a população e, consequentemente, as vítimas. Então é importante ampliarmos o conhecimento, até mesmo para desmistificarmos algumas questões impostas por religiões e as vezes culturais. As pessoas têm medo de falar, por isso, elas precisam saber que existe ajuda e onde podem encontrar”, destaca Adriana.
Os CAPS de Rondon do Pará, Canaã dos Carajás, Goianésia e Eldorado dos Carajás também foram representados na capacitação. As palestras foram ministradas por Caio Maximino, neurocientista da Unifesspa; Hermes Mariano, psiquiatra do CAPS; Luciana Gianasi, psocologa da Unifesspa; e por último Wagner Caldeira, da Sespa.