Saúde: Caps realiza matriciamento com profissionais da zona rural
Com o objetivo de preparar melhor os profissionais de saúde que atuam na zona rural do município para o atendimento às pessoas com transtornos mentais, o CAPS (Centro de Assistência Psicossocial), realizou na quarta-feira (25), o matriciamento, que é uma construção compartilhada em saúde mental.
Participaram do encontro cerca de 25 profissionais de dez Unidades Básicas de Saúde, que atendem a zona rural de Marabá. No encontro foram apresentadas as práticas e as necessidades de integração da saúde mental ao cotidiano dos profissionais da atenção básica.
Na programação estavam palestras e rodas de conversas entre os participantes como trocas de experiências. O enfermeiro do CAPS, Alan Raniere Santos, destacou que o compartilhar de experiências e o desenvolvimento de ações básicas de saúde se afirmam como recurso para construção de novas práticas em saúde mental.
“Hoje o CAPS está fazendo um, matriciamento com as UBSs da atenção básica e é um estabelecimento de vínculo entre os usuários porque o usuário transita nesses espaços, então os profissionais precisam estar alinhados na conduta e no manejo desse usuário para que ele tenha acesso ao serviço de saúde adequado e temos que dar esse suporte”, destacou.
Para o enfermeiro Leandro Frazão, da UBS da Vila Espírito Santo, é preciso compreender mais sobre as novas legislações em relação à saúde mental e o encontro propiciou isso. “Eu pude aprender um pouco mais sobre a legislação que estão sendo atualizadas em relação à saúde mental e aprender também com situações reais nas vilas porque lá atendemos todos os tipos de pacientes e a gente precisa estar se atualizando para servir a esse público”, explicou.
O evento aconteceu durante todo o dia e, de acordo com a gerente do CAPS Morgana Lobo, os encontros com os profissionais de saúde da zona rural de Marabá serão contínuos. Ela explica que muitos usuários do CAPS moram na zona rural e é preciso manter esse vínculo com os profissionais de saúde das comunidades.
“O objetivo do matriciamento é para entender sobre o fluxo da rede e estabelecer como funciona a saúde mental dentro do município de Marabá e esse é o momento dessa integração com enfermeiros e gerentes de UBS. E é um trabalho contínuo, houve uma suspensão neste período de pandemia e agora estamos retomando esse trabalho. O paciente mora também na zona rural e lá tem que ter profissionais preparados para ter um vínculo maior com esse paciente na zona rural”, finaliza.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros