Saúde: Muita música e diversão deram toque especial ao carnaval para usuários no Caps
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), localizado na Nova Marabá, realizou na quinta-feira, 16, o tradicional carnaval com o bloco “Doido É Tu”, que já existe há quatro anos.
A brincadeira aconteceu no pátio do próprio CAPS, com funcionários que estavam fantasiados de personagens de livros e filmes, e cerca de 50 usuários que ganharam adereços para se fantasiarem. A tarde foi recheada de brincadeiras, acompanhamento da banda da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) com marchinhas de carnaval, muita dança e brincadeiras. No final todos receberam um kit lanche.
Morgana Lobo, gerente do CAPS III, explica a importância da inclusão dos usuários em momentos como este.
“O objetivo é promover a integração dos usuários, tanto com as famílias quanto com os profissionais. Não identificar o serviço somente no atendimento, mas sim proporcionar um momento de diversão para eles também”.
A educadora física Laila Fonseca encabeçou a organização do evento e ressalta a importância de uma comemoração como essa.
“É uma forma de socializar e mostrar que tem sim como fazer um carnaval saudável e lúdico, em parceria com a Casa da Cultura, professores de dança, com a Companhia de Artes. Um momento maravilhoso com eles”.
A dona de casa B. P. afirma que a festinha está do jeito que ela gosta. “Gostei muito mesmo. Na verdade, eu gosto de ficar assim, em lugares alegres. Faço terapia aqui e danço no ginásio. Aqui é minha segunda casa. Porque foi aqui que encontrei melhora. Foi onde encontrei a minha saúde. Eu gosto de vir para cá, eu amo vir para cá”, alegra-se.
A. L, 41 anos, frequenta o Caps desde 1994 e sempre participa de todas as comemorações. “Aqui é minha segunda casa. Estou muito feliz de estar hoje no Caps, nessa festa. É uma festa melhor que a festa do mundo, vai morte, vai bebida e aqui não tem nada disso. Aqui é só felicidade”, emociona-se.
No Caps estão incluídas as mais diversas atividades como teatro, dança, pintura, rodas de conversa, aeróbica, decoupage, artesanato e capoterapia. A equipe do Caps é composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistente social, psiquiatra, médico especialista, farmacêutico, educador físico, artesãos e técnicos em enfermagem.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes/ Sávio Calvo