Saúde: CCZ já realizou 350 cirurgias de esterilização de cães e gatos neste semestre

0

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já se preparou para efetivar o programa de controle da população de cães e gatos na área urbana de Marabá, por meio de esterilização de machos e fêmeas, em cumprimento a Lei nº 13.426, de 30 de março de 2017, que dispõe sobre a política de natalidade desses animais. A sala de cirurgias já está pronta há algum tempo e, este ano, foi adquirida a medicação necessária, o que possibilitou a realização cerca de 350 cirurgias até agora. A equipe é formada por dois médicos veterinários e técnicos.

Segundo o veterinário Nagilvan Amoury, o controle da população de cães e gatos tem como principal objetivo evitar doenças, em especial as transmissíveis a humanos, como a leishmaniose e a raiva, além de obstar o abandono desses animais, que vivem perambulando pela cidade, mais suscetíveis às doenças e acidentes.

Essas cirurgias de castração e laqueaduras são realizadas às sextas-feiras e domingos. São 12 procedimentos a cada dia. A programação do CCZ tem como foco o tratamento prioritário aos animais pertencentes ou localizados nas comunidades de baixa renda, conforme prevê o artigo 2º da legislação federal. Os interessados devem agendar o CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com comprovante de residência e entrar na lista de espera.

Texto: João Batista 

 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X