Saúde: CEI dobra número de atendimentos e amplia especialidades em 2023
Inaugurado em 30 de setembro de 2019, o Centro de Especialidades Integradas (CEI) promove atendimento específico com médico especialista ao qual o paciente foi encaminhado, através das Unidades Básicas de Saúde. Em 4 anos de funcionamento, o CEI tem ampliado as especialidades e a cada ano aumenta o número de pessoas atendidas.
Em 2023, o Centro de Especialidades realizou 18.392 atendimentos distribuídos em 17 especialidades, o que representa o dobro dos atendimentos realizados em 2022. O Centro também ampliou as especialidades contando atualmente com Endocrinologista, com 1.379 atendimento e Avaliação em Cirurgia Pediátrica, com 210 atendimentos.
“O atendimento com especialistas em 2023 foi superior a 2022 porque tivemos mais especialidades. São mais 2 cirurgiões pediátricos fazendo avaliações aqui e endocrinologia. Isso faz com que a fila do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) diminua ou até seja zero, como foi o caso da endocrinologia. Como não tinha em Marabá, todos os pacientes eram encaminhados para Belém”, analisa Fábio Lima, Gerente do CEI.
Os exames de mamografia e radiografia também aumentaram em cerca de 100%. Em 2022 foram realizados 5 mil exames e em 2023 o ano fechou com 9.299 exames. “Esse ano foi muito positivo. Em relação aos exames de mamografia e raio-x, nós aumentamos para dois períodos e aumentamos os atendimento diários. Nós saltamos de 5 mil para mais de 9 mil e a expectativa para 2023, é melhorar ainda mais o atendimento e poder atender mais a demanda encaminhada pelas UBS”, afirma Fábio Lima.
Além dos atendimentos das especialidades, o CEI também conta com trabalhos de palestras e orientações em períodos diversos, como no carnaval, por exemplo. As palestras variadas trataram sobre cuidados necessários para evitar as infecções sexuais, prevenção e controle do câncer de colo do útero, aleitamento materno, realização de exames de mamografia na campanha do Outubro Rosa e campanha contra o câncer de próstata.
O CEI conta atualmente com 17 especialidades que inclui Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Neurologia, Psicologia, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, Urologia, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Ortopedista, Pediatra, Nutricionista, Cirurgião Vascular, Avaliação em Cirurgia Pediátrica, Infectologia e Telemedicina.
“Esse ano aumentou mais duas especialidades, nós tínhamos 15, agora temos 17 e espero que para a 2024 a gente consiga mais 3 especialidades para melhorar o nosso atendimento. Vamos ampliar o espaço e criar mais consultórios para aumentar o atendimento à população”, conclui Fábio Lima.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo Secom