Saúde: CEI retoma atendimento normal com 13 especialidades

As especialidades atendidas pelo CEI seguiram funcionando durante todo período de quarentena, porém em caráter reduzido, agora esse atendimento volta à demanda normal, deixando de atender o público com sintomas de Covid-19.

Em função da significativa redução de pacientes à procura de atendimentos para diagnóstico e tratamento do novo coronavírus (COVID-19), o CEI (Centro de Especialidades Integradas), retoma seu atendimento normal, deixando de atender o público com sintomas de COVID-19. A partir da próxima segunda-feira (27), o CEI volta a ofertar 13 especialidades e ainda subespecialidades na pediatria.

A coordenadora do Departamento de atenção Básica da Prefeitura de Marabá, Mônica Boechat, explica que o centro possui característica de atendimento mais especializado, com público-alvo na maioria das vezes, pacientes com comorbidades, a exemplo de hanseníase, cardiopatas, imunodeprimidos entre outros.

“Portanto, é complicado voltar ao atendimento desses pacientes [com comorbidades] e eles terem a companhia de outros possivelmente com coronavírus”, detalha a diretora da Atenção Básica. No início do atendimento do CEI relacionado à COVID-19, em abril, eram em média 90 pacientes atendidos por dia. Atualmente, o atendimento caiu para 15 por dia.

As especialidades atendidas pelo CEI seguiram funcionando durante todo período de quarentena, porém em caráter reduzido, agora esse atendimento volta à demanda normal. Confira as especialidades ofertadas: Cardiologia, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Neurologia, Imunologia, Oncologia, Ginecologia de alto risco, Dermatologia, Reumatologia, Medicina de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia. Além do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e Regulação.

Para ter acesso a uma consulta no Centro de Especialidades Integradas, o paciente tem de ser encaminhado pela Atenção Primária, ou seja, o paciente procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, faz a consulta com o médico, que fará o encaminhamento para o CEI, de acordo com a necessidade observada.

Serviço: O CEI fica localizado às margens da Rodovia Transamazônica, próximo ao DNIT, núcleo Cidade Nova.

Texto: Emilly Coelho
Foto: Paulo Sérgio dos Santos

Acessibilidade