Saúde: CEI terá atendimento com Clínico Geral para homens a partir de 40 anos durante o Novembro Azul
O atendimento médico ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 14h às 18h
O Centro De Especializações Integradas (CEI), iniciou nesta segunda-feira (11) as programações do Novembro Azul. Até o dia 22 a unidade contará com a presença de um clínico geral para atender exclusivamente homens a partir de 40 anos, faixa etária da campanha. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 8h às 12h e 14h às 18h.
Na abertura da programação houve uma palestra com o tema “Câncer de Próstata e Preservação”, apresentada pelo urologista, Gilberto Alessandro, seguido de uma apresentação dos funcionários do CEI que com a paródia “Novembro Azul, Azul Novembro”. Também foram recolhidas dúvidas dos presentes e foi realizada uma roda de conversa entre os presentes. A ação foi aberta à população.
O diretor do CEI, Fábio Lima, explica que a presença do Clínico Geral visa facilitar o atendimento aos homens durante o mês, já que estes apresentam maior resistência ao cuidado com a saúde. “Caso o clínico verifique alteração ele já encaminhará para o urologista, serviço que oferecemos aqui no CEI, para continuação do tratamento”. Para realizar a consulta com clinico geral basta comparecer com seu cartão SUS, não é necessário agendamento.
O Dr. Allan Rodrigues, Clinico Geral, ressalta a importância da ação. “É necessário para que se corrija e verifique tem alguma alteração para que se evite transtornos a esses homens. Focar nisso também serve para conseguirmos uma base de dados e rastreio focando sempre na prevenção e problemas no futuro”.
Allan explica também que o novembro azul e o atendimento não é somente para o câncer de próstata. “Essa questão da próstata do homem, não é bem vista pelos próprios homens e com isso não é bem recebida. Mas os números vem crescendo. Também é preciso retirar essa ideia de que o objetivo da campanha é só verificar o câncer de próstata, há também outras doenças relacionadas a próstata e a saúde masculina”, acrescenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação