Saúde: Centrais de Testagem continuam atendimento aos servidores e à população

No trabalho de combate ao novo coronavirus, foram criadas, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas centrais de testagem para detecção da Covid 19, uma voltada aos aos servidores públicos e outra para a população em geral, que funcionam na Folha 31, no antigo prédio do CEI – Centro de Especialidades Integradas.

A diretora da Central de Testagem Covid-19, a fisioterapeuta Jalília Corrêa, explica que os serviços vêm sendo oferecido aos profissionais de saúde e segurança pública que trabalham na linha de frente no combate ao novo Coronavirus, e que estão mais suscetíveis a contaminação.

“Aos profissionais de saúde e segurança é realizado um agendamento. O profissional pode ser encaminhado com o pedido médico e a ficha de notificação. Caso não tenha, ele pode vir que também será atendido. Aqui os profissionais recebem atendimento de enfermagem, médico e psicológico e, após isso, realizam os exames e já levam o medicamento e todas as orientações necessárias para o tratamento da Covid-19”, explicou.

Jalília Corrêa, dir. da Central de Testagem

Ela lembra também que o atendimento é voltado aos profissionais de Marabá, servidores municipais, tendo sido estendido também para servidores do Estado, lotados no município. De acordo com ela já foram realizados 611 atendimentos nestes primeiros 22 dias de funcionamento.

Para o médico João Victor Dias, que atende na Central de Testagem, a SMS se programou para dar um atendimento mais individualizado ao servidor, tanto médico quanto psicológico. “Aqui ele terá todo esclarecimento. Nós acreditamos que estamos entrando numa fase de decréscimo, no entanto o mais importante é a conscientização das pessoas, para que possamos controlar com mais efetividade esse momento. As pessoas precisam se preocupar mais com essa realidade, medidas de controle, higiene isso são coisas importantes”, disse.

médico João Victor Dias

A servidora pública, Cléo Santana, procurou a Central nesta segunda-feira (22). “Fomos muito bem recebidos, já passei pelo primeiro atendimento, que é o de enfermagem, e agora será o atendimento médico. Parabéns por essa iniciativa, pois esse serviço melhora muito e já saímos consultado e com o medicamento em mãos”, disse.

servidora pública Cléo Santana

Na Central de Testagem, voltada ao atendimento da população, o paciente precisa estar com a solicitação de exame e a ficha de notificação em mãos, assinadas pelo médico, a partir de consulta feita nas unidades básicas de saúde, no CEI ou no Hospital Municipal de Marabá.

As centrais funcionam de segunda à sexta-feira e estão localizadas na Nova Marabá, na Folha 31, ao lado do prédio do Caps. O horário de atendimento é das 08 às 12 e das 14 às 17 horas.

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade