Saúde: Centro de Especialidades Integradas (CEI) abrange 14 especialidades médicas
O Centro de Especialidades Integradas (CEI), localizado no núcleo Cidade Nova abrange hoje, 14 especialidades médicas, nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, nutrição, psicologia, pediatria, psiquiatria, reumatologia, neurologia, ginecologia (inclusive para gestantes de alto risco), ortopedia, fonoaudiologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Além de exames de imagem, como raio x e mamografia.
De acordo com Fábio Lima, gerente do Centro, a porta de entrada para o CEI são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O paciente realiza uma consulta na UBS de seu bairro, e após isso, o clínico que observa a necessidade de atendimento com especialista, é encaminhado para o nosso Centro, e é consultado aqui. Cada especialista atende, em média, 15 pessoas por turno e hoje temos o registro médio mensal de 2 mil atendimentos”. Além de Marabá, o Centro atende também pacientes de outros municípios que sejam compactuados, portanto está se tornando uma referência na região quanto ao atendimento médico especializado.
O gerente do Centro, conta que antes o paciente que tinha a necessidade de um atendimento com algum especialista ou um encaminhamento tinha que ir para Belém e Tucuruí. Após o Centro todos esses atendimentos são feitos aqui. “Depois do Centro, a fila diminuiu, ficou mais confortável para o paciente, e os encaminhamentos diminuíram.”
Além dos atendimentos presenciais, o Centro agora conta com atendimentos médicos pelo Telemedicina. São 10 atendimentos por dia, com o uso da tecnologia, os pacientes são atendidos na modalidade à distância, em um consultório preparado para as consultas on-line, feitas por video-chamada. O serviço evita o deslocamento do paciente para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Para ser atendido pelo Telemedicina, o paciente passa pelos mesmos procedimentos para o acesso aos demais serviços no CEI, ou seja, deve ser regulado pela UBS. “É o mesmo sistema. Paciente consulta na UBS e se houver a necessidade de um especialista, será encaminhado para o CEI”, conclui Fábio Lima. O CEI fica localizado às margens da Rodovia Transamazônica, próximo ao DNIT, núcleo Cidade Nova.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento