Saúde: Com número limitado e medidas de segurança, CAPS III realiza brincadeira carnavalesca com usuários em acolhimento integral

(11 de fevereiro de 2021)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) realizou o tradicional Bloco de Carnaval “Doido É Tu” de forma reduzida, na última terça-feira (9). A brincadeira momesca aconteceu no tapiri, dentro do próprio CAPS, apenas com funcionários e usuários em acolhimento integral . Além da música e dança, foram realizadas brincadeiras e servido um lanche aos participantes.

 A ação contou com a participação de uma terapeuta ocupacional e uma assistente social. “Fizemos a brincadeira para não passar em branco. É algo que eles gostam e a música e dança são ferramentas importantes na preservação da saúde mental. Ação ocorreu apenas com os internos que já estão convivendo junto. Fizemos a céu aberto e limitado a 10 usuários devido à pandemia do Covid-19”, explica Morgana Lobo, coordenadora do CAPS III.

O Centro voltou com as atividades em janeiro. Todos os serviços, desde o espaço de acolhimento, consultas presenciais, grupos de trabalho e grupos de convivência voltaram a funcionar, mas ainda de forma reduzida e com número limitado de pessoas. Em janeiro também foi realizada uma atividade com profissionais de saúde in loco nas Unidades Básicas de Sáude (UBS).

Entre os grupos estão incluídas as mais diversas atividades como teatro, dança, pintura, rodas de conversa, aeróbica, decoupage, artesanato e capoterapia. A equipe do CAPS é composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistente social, psiquiatra, médico especialista, farmacêutico, educador físico, artesãos e técnicos em enfermagem.

Vale ressaltar que durante o período de pandemia, o CAPS realizava apenas primeiro acolhimento ou atendimento de pessoas em crise“A volta das demais atividades é mais um passo, mas está sendo feita com todos os cuidados que o momento exige. Ainda estamos em pandemia e tudo está sendo feito com moderação”, reforça Morgana.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação CAPS