Saúde: Começa 3° fase da campanha de vacinação contra gripe

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as vacinas para a 3° fase da Campanha de Vacinação contra a gripe (Influenza A H1N1) já chegaram e foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Essa nova etapa da campanha será dividida em dois momentos. No primeiro, que irá até o dia 17, serão vacinadas crianças que tenham entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas de até 45 dias. E o segundo momento vai do dia 18 de maio até cinco de junho, priorizando os adultos de 55 a 59 anos e professores.

A enfermeira Cinthia Mendes, da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a meta é que se vacinem 27 mil crianças durante o período. “A população pode ficar tranquila, pois o importante é cumprirmos a meta de crianças vacinadas. A data pode ser esticada de acordo com a necessidade. A divisão foi feita exatamente para evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde”, destaca.

Vale ressaltar que é a primeira vez que a vacina contra gripe está sendo realizada por etapas. Isso acontece devido a necessidade de evitar aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus. Portanto, ao se dirigir ao posto de saúde para se vacinar ou vacinar seus filhos, não deixem de usar máscara e cumprir todas as regras de isolamento social previstas, mantendo a distância de 1,5 metros para outras pessoas.

Nas duas primeiras fases da campanha as metas foram superadas. Na primeira etapa foram vacinados 14.594 idosos, superando a expectativa de 13.330 imunizados. A segunda etapa vacinou mais de 4 mil profissionais de saúde, também superando a meta pré-estabelecida.

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Arquivo 

Acessibilidade