SAÚDE: COMEÇA A REFORMA DE 4 POSTOS DE SAÚDE
A Prefeitura de Marabá deu inicio a reforma de mais 4 centros de saúde em Marabá. Fazem parte deste pacote, o Hiroshi Matsuda, na folha 11; o São João Batista, no bairro Santa Rosa; o Mariano Moraes, no km.07 e o Posto do Murumuru.
De acordo com o engenheiro responsável pelas obras, Alex Amoury Siqueira, as reformas devem acontecer num prazo de 60 dias e cada centro de saúde tem suas peculiaridades a serem resolvidas.
O Hirsohi Matsuda, por exemplo, terá intervenção no piso cerâmico (retirada e reposição), adaptação à acessibilidade, em todo o prédio. O banheiro terá revestimento trocado e a prefeitura também vai trabalhar na revitalização do telhado, além da substituição de portas e janelas danificadas.
Ainda segundo Alex, o postinho também terá reparos na parte hidráulica, elétrica e esgoto e para finaliza, ganhará uma pintura nova com direito a emassamento das paredes internas e externas. A obra está orçada em R$ 71.918,58. A empresa responsável é a BMC Construções. Por causa da reforma, no Hiroshi Matsuda, os atendimentos estão sendo feitos aos fundos da Igreja Católica, na folha 16.
No bairro Santa Rosa, o Centro de Saúde João Batista também está com as obras a todo vapor. A empresa FR Construtora e Empreendimentos Eirelli_ME vai revitalizar todo o prédio, incluindo a reforma do telhado, esquadrias e a regularização do terreno, (sofre inundação no período de inverno). Além disso, o posto será preparado para receber climatização.
Outro serviço importante é a recuperação do muro danificado e da caixa d’ água. As obras não impediram que os atendimentos continuassem no próprio prédio e por lá, houve apenas reorganização do serviço. O valor da obra está estimado em R$ 57.483,02.
Do mesmo modo, a reforma nos Centros de Saúde Mariano Moraes, no km. 07 e do postinho do Murumuru estão recebendo toda a atenção para dar qualidade e conforto a população e aos servidores que trabalham nos locais.
Para a diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Lopes, a reforma nos postos era necessária já que não tiveram reparos há mais de 8 anos. Ela ressalta ainda, que todos os centros de saúde do município serão contemplados. O do Brejo do Meio, já está quase concluído faltando apenas finalizar o banheiro.