Saúde: Comissão do HMM fica em primeiro lugar em Fórum Regional de Infecção-Ação Combinada
Na última quinta-feira (23/09), a Comissão de Feridas e Curativos do Hospital Municipal de Marabá (HMM) participou da cerimônia de premiação decorrente de estudo de caso apresentado em Fórum Regional de Infecção-Ação Combinada, conquistando o primeiro lugar dentre mais de 27 projetos inscritos de todo o Brasil. O resultado da premiação garantiu acesso da comissão ao Congresso Internacional de Tratamento Avançado de Feridas (SOBRATAFE-Sociedade Brasileira de Tratamento Avançado de Feridas) assim como o troféu de destaque de melhor estudo de caso.
Nylane Valente, coordenadora da Educação Continuada e presidente da Comissão de Feridas e Curativos do HMM, conta que a comissão é uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, biomédica, psicóloga, farmacêutico e técnicos de Enfermagem. “Somos uma equipe com 11 integrantes, nossa comissão vai completar um ano de atuação. O objetivo da comissão é otimizar a assistência ao paciente portador de lesão e melhorar a qualidade de atendimento aos mesmos”, confirma.
Segundo Rutiléia Correia, enfermeira do trabalho e vice-presidente da comissão, a equipe se encontra duas vezes ao mês para discutir casos e realizar capacitações . “Aqui no HMM utilizamos um material de excelente qualidade e muitas pessoas não sabem disso. Juntamente com a Educação Continuada realizamos treinamentos nos setores internos e Al Covid, para que haja uma melhoria na qualidade do tratamento de feridas e curativos”, destaca.
Antônia Aldinéia é técnica de enfermagem e descobriu o paciente do estudo caso que foi apresentado no Fórum de Infecção. “Durante os atendimentos, um caso me chamou atenção, um paciente se lesionou em um acidente de trabalho, e a forma como aconteceu, nos despertou interesse em estudar. Levei para a comissão, conversamos com o paciente, e ele autorizou, e então começamos a análise e acompanhamento do caso. A cobertura utilizada associada a equipe qualificada nos proporcionaram o primeiro lugar”, reiterou.
Sílvia Mercedes é biomédica atuante na comissão e coordena o núcleo de qualidade hospitalar da instituição. “Essa notícia veio em um momento único. O nosso projeto foi bem sucedido e isso é fruto de dedicação e estudos. Várias regiões estavam disputando a premiação e dentre essas regiões, ficamos em primeiro lugar. Uma alegria”, destaca.
Letícia Furtado, enfermeira do HMM e coordenadora da Clínicas, também membro da comissão, disse que diariamente no hospital são recebidos pacientes com diversos tipos de lesão, e essas técnicas utilizadas otimizam o atendimento e trazem melhorias. “Esse prêmio nos deu ainda mais ânimo para continuarmos nossas pesquisas e estudos”, contou.
Silvia Mercedes, biomédica Letícia Furtado, enfermeira do HMM
Irizan Silva, secretário interino de saúde do município, declara que sempre busca dar apoio às ações das equipes de educação permanente para qualificação da saúde municipal. “Ficamos muito felizes e orgulhosos dessa conquista da Comissão de Feridas e Curativos e o sentimento é que estamos trilhando o caminho certo.”
“Parabenizamos a comissão de feriadas e curativos pelo excelente trabalho desempenhado nesses 11 meses de atuação. Demonstraram comprometimento que acarretou na premiação máxima no Fórum. Nos sentimos orgulhosos pelo trabalho que vem para demonstrar o quanto HMM tem trabalhado para melhorar e atender aos nossos pacientes com excelência. Quem ganha com esse trabalho é a nossa região que pôde contar com esse trabalho tão importante”, finaliza Fabrízzio Bastos, diretor administrativo do Hospital Municipal.
Confira outras fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento